Pardos representam quase 80% das mortes por Covid-19 na Paraíba
De acordo com a SES, 1.171 pessoas já morreram vítimas da doença no estado.
De acordo com a Secretária de Estado da Saúde, 925 mortos por Covid-19 na Paraíba são pessoas pardas. Esse número representa cerca de 79% do total de óbitos no estado. O último boletim epidemiológico foi divulgado pelo órgão nessa quinta-feira (8).
Segundo a SES, a população branca representa 15%, seguida da preta, de 3%, amarela de 2%, e indígena, de 1%. Ao todo, 1.171 pessoas já morreram vítimas da doença no estado. Ainda conforme dados da secretaria, 56.344 foram infectados pelo novo coronavírus.
Pardo
O termo é utilizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nas pesquisas que são realizadas. No artigo "O Sistema Classificatório de Cor ou Raça", o consultor do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Rafael Guerreiro, explica: "A classificação racial brasileira é única, e reflete preocupações engendradas pela história nacional. Não existe uma classificação internacional para raças ou para etnias. Nos diferentes países, conceitos como etnia, tribo, nação, povo e raça recebem conteúdos locais, pois as bases importantes para a delimitação das fronteiras entre grupos sociais são produzidas pela história de cada sociedade."
Leia também:
+ Auxílio emergencial: veja o calendário de saques para o 3º lote
+ Chove 52 mm em João Pessoa nas últimas 6 horas; veja a previsão do tempo
+ PF faz operação contra fraudes de R$ 4 milhões no INSS da Paraíba
+ Idoso é encontrado morto com os pés e mãos amarrados na PB