Semob ressalta que idosos possuem direito a gratuidade em ônibus de João Pessoa
Desde a última segunda-feira (6), quando os ônibus voltaram a circular na capital paraibana, alguns idosos reclamam que não estão tendo direito a gratuidade.
A Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) afirmou, nesta quarta-feira (8),que os idosos não estão proibidos de utilizar o transporte público e que qualquer atitude por parte de motoristas ou cobradores a fim de impedir o acesso ou cobrar a passagem está em desacordo com as determinações municipais.
Desde a última segunda-feira (6), quando os ônibus voltaram a circular na capital paraibana, alguns idosos reclamam que não estão tendo direito a gratuidade. Eles alegam que não conseguiram pegar o ônibus gratuitamente, entre eles, seu Ivan.
"Precisei me deslocar para fazer um exame e tentei entrar no ônibus, como sempre entrei, o motorista me chamou e falou que não estava podendo abrir a porta do meio para os idosos. Eu perguntei o porquê e expliquei a ele que nós temos direito de entrar porque é o que preconiza o estatuto do idoso", afirmou.
Por meio de nota, a Semob ressaltou: "A Portaria 30/2020, da Secretaria Municipal de Saúde, diz claramente em seu artigo 3°: Recomenda-se que idosos e demais pessoas do grupo de risco para o Covid- 19 e, se for imprescindível que evite, em qualquer hipótese utilizar nos horários de pico do transporte coletivo."
Reclamações
Em casos de privação de acesso, o usuário deve procurar a Semob-JP, por meio dos telefones 3218-9330 ou 3218-9336 ou pelo Fale Conosco no endereço servicos.semobjp.pb.gov.br para fazer uma reclamação formal, possibilitando que medidas efetivas sejam tomadas.
Leia também:
+ Denúncias de violações contra idosos aumentam 22,2% na PB
+ Uso de máscara pode reduzir em até 40% avanço do coronavírus
+ Prédio do TJPB é invadido em João Pessoa; suspeito é preso em flagrante