Idosos alegam que não estão tendo direito a gratuidade em ônibus de João Pessoa
A Semob-JP e SINTUR-JP informaram que a gratuidade segue mesmo com a recomendação de que os idosos fiquem em casa
Desde a última segunda-feira (6), quando os ônibus voltaram a circular na capital paraibana, alguns idosos reclamam que não estão tendo direito a gratuidade.
Os idosos alegam que não conseguiram pegar o ônibus gratuitamente, entre eles está Seu Ivan, que fez um desabafo.
"Precisei me deslocar para fazer um exame e tentei entrar no ônibus, como sempre entrei, o motorista me chamou e falou que não estava podendo abrir a porta do meio para os idosos. Eu perguntei o porquê e expliquei a ele que nós temos direito de entrar porque é o que preconiza o estatuto do idoso", disse.
A Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) disse que não há qualquer proibição dos idosos terem essa circulação nos ônibus. A recomendação é para eles ficarem em casa, por causa da pandemia, por serem do grupo de risco, mas se eles precisarem, podem usar o transporte coletivo, desde que estejam usando máscaras e sigam as recomendações de segurança.
A Semob disse ainda que notificou o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros no Município de João Pessoa (Sintur-JP) em relação a esse problema. O Sintur disse que a orientação é o idoso não usar o transporte coletivo mas se ele precisar o direito a gratuidade está mantido.
A Semob informou que caso alguém enfrente problemas dessa natureza podem denunciar através do número 0800 281 1518. Quem for fazer essa denúncia tem que ter o número da linha e o número do ônibus, ou o horário em que aconteceu o problema.