Aprovada regulamentação de aulas online da UEPB
A matrícula dos alunos em novos componentes curriculares e o reajuste de matrícula serão feitos de 20 a 24 de julho.
A regulamentação de ensino remoto da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) para alunos da instituição foi aprovada nessa sexta-feira (26). A medida começa a valer a partir do dia 3 de agosto. As atividades foram interrompidas deste o dia 17 de março por causa da pandemia do novo coronavírus.
Uma reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) analisou as sugestões dadas através de uma consulta pública. A partir disso, a medida foi regulamentada por meio de uma resolução, que foi dividida em três fases.
A Resolução, com 27 artigos, estabelece normas para disciplinar a realização de componentes curriculares, bem como de outras atividades de aprendizagem, orientação, pesquisa e extensão, por meio de atividades não presenciais, na graduação, na pós-graduação e no ensino médio/técnico.
O texto estabelece que as atividades não presenciais serão realizadas, excepcionalmente, durante o período de suspensão total ou parcial das atividades presenciais, decorrentes dos efeitos da pandemia de Covid-19.
Conforme a Resolução aprovada pelo Consepe, a formação sobre uso de plataformas tecnológicas digitais e virtuais como mediação pedagógica seguirão até 3 de julho.
No período de 29 de junho a 17 de julho acontece o planejamento acadêmico e oferta de novas turmas e/ou componentes curriculares. A matrícula dos alunos em novos componentes curriculares e o reajuste de matrícula serão feitos de 20 a 24 de julho e as atividades letivas não presenciais serão iniciadas em 3 de agosto.
De acordo com o pró-reitor de Graduação da Instituição, Eli Brandão, a expectativa é que os estudantes possam avançar em seus cursos com o uso das plataformas tecnológicas.
Ele informou que professores que têm domínio dessas plataformas já estão ministrando cursos para outros como forma de deixar todos capacitados para enfrentarem a nova realidade. Eli Brandão também declarou que medidas devem ser adotadas a fim de garantir o acesso às aulas para todos os alunos.
Leia também:
+ Buenos Aires aumenta restrições para frear contágio de covid-19
+ PM captura homem com mandado de prisão por arrancar parte do corpo de rival na PB
+ Nenê testa positivo para covid-19 e está fora do Campeonato Carioca
+ Homem é executado a tiros enquanto bebia, na Grande João Pessoa