TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
ufpb

Professoras paraibanas lançam guia gratuito sobre como dar aulas on-line

Material dá dicas para adaptar aprendizagem e produzir conteúdo digital

Por Redação T5 Publicado em
Professoras da UFPB lancam guia gratuito sobre como dar aulas on line

Professoras do Departamento de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no campus III,  em Bananeiras, desenvolveram guia sobre o uso de recursos tecnológicos para docentes da Educação Básica e do Ensino Superior.

As ações descritas no material vão desde adaptações de técnicas de ensino até práticas de produção de conteúdo, como mural virtual, webfólio, escrita coletiva, carta visual, livro digital e stop motion.

UFPB tem 50 cursos e eventos on-line com inscrições abertas até domingo (21); veja

Outras atividades sugeridas pelo material da UFPB buscam, com as metodologias ativas de ensino, interatividade e engajamento dos estudantes, ao direcionar os professores  para os mecanismos de recursos eletrônicos a exemplo de júri simulado, webgincana e jogos digitais.

De acordo com uma das organizadoras do guia, a professora Vivian Andrade, a iniciativa foi produzida como material didático para o componente curricular de Educação e Novas Tecnologias, do curso de Pedagogia, no Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), no campus de Bananeiras.

“Era proposta deste período suplementar (na UFPB) que os docentes produzissem materiais didáticos para suas aulas. O guia é fruto de informações coletadas no âmbito dos projetos desenvolvidos pelas professoras autoras, que, em seus grupos de pesquisa, têm trabalhado as tecnologias como recursos didáticos”, explica.

Copa do Nordeste deve ser retomada em sede única por conta da pandemia; saiba mais

A pesquisadora da UFPB conta que o material foi desenvolvido a partir de práticas pedagógicas que têm o intuito de levar estudantes e professores “a fazerem e a pensarem no que fazer no ambiente de aprendizagem digital”. Nesse sentido, há um conjunto de métodos de ensino e aprendizagem para auxiliá-los.

“Após desenvolvê-lo, queríamos que o guia auxiliasse os demais professores do campus em suas aulas remotas. Foi assim que divulgamos. Temos o laboratório de informática do curso de Pedagogia do CCHSA e os conteúdos advêm das nossas aulas sobre as temáticas, disponíveis em textos que utilizamos para amparar nossa escrita”, destaca Vivian.

Causa de novo surto de coronavírus na China precisa ser estudada, diz OMS

Para a professora da UFPB, em tempos de pandemia de Covid-19, os ambientes virtuais de aprendizagem ocupam lugar de importância e o guia da instituição possui conteúdos com opções de tarefas para estudos dirigidos, fóruns e suportes de postagem de videoaulas, imagens, textos e links de materiais externos.

“As redes sociais digitais podem contribuir em atividades de ensino e aprendizagem. Análises críticas de postagens, imagens, charges, memes, cartuns e vídeos alteram os hábitos de consumo de informações apenas com o “curtir” e o “compartilhar”. Além disso, são interessantes espaços de publicação de conteúdos”, pontua a professora.

Leia também: Professoras paraibanas lançam guia gratuito sobre como dar aulas on-line

Siga o Instagram Facebook do Portal T5 e fique bem informado! 

Adicione o WhatsApp do Portal T5: (83) 9 9142-9330.



Relacionadas