Estudantes paraibanos recebem apoio financeiro da França para projeto de combate à Covid-19
O projeto da UFPB foi um dos três aprovados no Brasil
Alunos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foram selecionados pela Agence Universitaire de la Francophonie (AUF) para receber fundo de apoio financeiro.
O financiamento, no valor de um milhão de euros, será dividido entre 92 projetos de 44 países – o que dá aproximadamente R$50 mil para cada.
No Brasil, além da iniciativa da UFPB, apenas os projetos FavelaPrev-Covid-19 da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Ecopet Amazonie da Universidade Federal do Pará (UFPA) foram contemplados.
O objetivo do Observatório Antropológico da UFPB é mapear e fortalecer ações de auxílio a comunidades com problemas sociais intensificados pela pandemia de Covid-19. A atuação é realizada por meio de uma equipe que registra as demandas e busca o acompanhamento de respostas para elas.
De acordo com a professora Patrícia Pinheiro, uma das coordenadoras do projeto, o grupo busca o fortalecimento de direitos dos povos e comunidades etnicamente diferenciados e das populações em situação de vulnerabilidade social, a exemplo dos indígenas, quilombolas, ciganos e pessoas que vivem nas periferias urbanas da Paraíba.
Interessados em contribuir com o projeto devem entrar em contato pelo e-mail [email protected] e site do Observatório Antropológico da UFPB.
saiba mais