Após 60 dias em análise, mais 20 mortes por Covid-19 são confirmadas em JP
Outros 21 óbitos ainda seguem em investigação da Secretaria de Saúde
O resultado de análises de possíveis vítimas da Covid-19 em João Pessoa foi divulgado nesta segunda-feira (25) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O relatório mostra que entre 74 óbitos investigados nos últimos 60 dias, 20 testaram positivo para infecção do novo coronavírus.
Entre os indicadores da Vigilância Epidemiológica, 33 mortes foram descartadas e 21 continuam em investigação.
Em 60 dias, o monitoramento epidemiológico integrado ao protocolo nacional e internacional de validação de óbitos da doença foi feito com base em uma ampla apuração, que inclui a revisão de prontuários médicos e exames realizados pelo paciente, entrevistas e testes com familiares, além de análise laboratorial comprobatória. “O número de óbitos vai aumentar em função dessa revisão de casos, que inclui os falecimentos por Covid-19 sob investigação. É importante ressaltar que as mortes não aconteceram no mesmo momento. Elas refletem um apanhado mais abrangente, de um período de até 60 dias”, disse o secretário Adalberto Fulgêncio.
João Pessoa tem agora soma 91 óbitos por Covid-19. “Um estudo dessa natureza envolve a participação de vários técnicos que vão diariamente aos 29 hospitais de João Pessoa e às casas de vítimas para esclarecer cada caso. Testes rápidos também são realizados com parentes ou pessoas próximas, com o objetivo de conter eventuais focos de Covid-19. Essas informações são imprescindíveis para o controle do vírus e a adoção de medidas sanitárias localizadas”, disse Fulgêncio.
Informações - O secretário informou que os casos prováveis poderão ser acompanhados pela população nos painéis oficiais de monitoramento da doença a partir da terça-feira (26). “A evidência de subnotificações em todo o mundo exigiu que aprofundássemos os métodos de estudo, tornando todos os indicadores mais próximos da realidade. Seguimos corrigindo distorções e ampliando as etapas de verificação, dando maior celeridade às investigações empreendidas pela vigilância epidemiológica”, afirmou.
O acesso aos dados encontra-se disponível no portal e também na plataforma de contagem de casos.
saiba mais