João Pessoa é a capital mais transparente do Brasil em ações de combate ao coronavírus
Ranking pontua repasse de informações referentes às contratações emergenciais
O Ranking de Transparência no Combate à COVID-19 divulgado nesta quinta-feira (21) mostrou que João Pessoa é a capital do país com maior pontuação no ranking de transparência de informações referentes às contratações emergenciais realizadas por conta do novo coronavírus.
A capital paraibana, com 88,6 pontos, obteve a maior pontuação dentre 26 capitais brasileiras. Seu nível de transparência é classificado como ótimo. Além de João Pessoa, apenas Goiânia obteve essa avaliação e ficou na segunda posição.
Já a Paraíba, entre os estados brasileiros, teve seu nível de transparência avaliado como bom, tendo alcançado a 9ª maior pontuação, com 65,8 pontos.
Atualmente, o estado registrou novo recorde com 538 novos casos de Covid-19 e 11 óbitos confirmados em apenas 24 horas.
O comparativo da Transparência Internacional - Brasil tem objetivo oferecer um instrumento adicional para que a sociedade, a imprensa e os próprios órgãos de controle monitorem as respostas do poder público ante a crise. O ranking também tem como metas estimular o poder público a promover continuamente a transparência de suas ações e reconhecer o bom trabalho realizado por alguns governos estaduais e prefeituras.
A escala do ranking vai de zero a 100 pontos, na qual zero (péssimo) significa que o ente é avaliado como totalmente opaco e 100 (ótimo) indica que ele oferece alto grau de transparência.
Praticamente metade dos estados obteve pontuação classificada como ótima ou boa. A outra metade teve notas que apontaram transparência regular ou ruim. Nenhum estado se enquadrou na categoria "péssimo". Porém, a transparência de dois estados foi considerada ruim: Roraima e o estado mais rico do Brasil, São Paulo.
Boletim
São 5.838 paraibanos infectados pela doença até essa quarta-feira (20), destes, 1.847 pessoas já se recuperaram e 230 mortes foram contabilizadas. A ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) adulto em todo o estado é de 66%. Na Região Metropolitana de João Pessoa, 83% estão ocupados.
saiba mais