MPT-PB investiga denúncias de trabalhadores que teriam contraído Covid-19 durante expediente
Há denúncias de violações trabalhistas relacionadas à Covid-19 na Alpargatas, empresa que produz as sandálias Havaianas, em Campina Grande.
O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT) instaurou inquérito civil para investigar denúncias de violações trabalhistas relacionadas à Covid-19 na Alpargatas, empresa que produz as sandálias Havaianas, em Campina Grande. De acordo com as denúncias, funcionários teriam se infectado durante o trabalho. Cinco trabalhadores já teriam testado positivo para a doença. O MPT recebeu oito denúncias relacionadas à Covid-19 na Alpargatas.
+ Seis médicos já morreram por Covid-19 na Paraíba
+ Cartão virtual do Caixa TEM pode ser usado em supermercados na Paraíba
Ainda na semana passada, o procurador Marcos Almeida notificou a empresa para apresentar uma série de documentos e determinou uma inspeção na fábrica, localizada no bairro do Distrito Industrial da cidade. A empresa também possui fábrica em Santa Rita, município da Grande João Pessoa.
A Alpargatas informou que, “desde o início desta crise, vem priorizando a proteção das pessoas, em linha com as normas da OMS e autoridades governamentais”, além de adotar diversas práticas para promover o distanciamento social e a proteção de seus funcionários.
+ Regina Duarte deixa Secretaria de Cultura após 60 dias no cargo
+ Paraibano morre em queda de avião em São Paulo
671 denúncias na Paraíba
Desde o início de março deste ano, o MPT na Paraíba já recebeu 671 denúncias de irregularidades trabalhistas relacionadas ao tema Covid-19 contra empresas de diversos segmentos econômicos, conforme levantamento divulgado na última segunda-feira (18/05). Além disso, instaurou 177 inquéritos civis ou investigações para apurar violações trabalhistas, descumprimento de recomendações e normas de segurança, além de outras irregularidades.
+ Protestos contra ações de isolamento social são proibidos pela Justiça na PB
+ Segunda parcela do auxílio emergencial é paga para beneficiários fora do Bolsa Família
O levantamento mostra ainda que, em todo o País, o MPT recebeu 15.761 denúncias de irregularidades trabalhistas relativas à Covid-19 e instaurou 3.193 inquéritos civis para apurar violações trabalhistas sobre o tema. Além disso, emitiu 8.959 recomendações a empresas e expediu 51 mil notificações, ofícios e requisições. Por meio do trabalho remoto, o MPT já realizou 501 audiências administrativas em todo o Brasil.
Veja também:
Bolsonaro cita prefeito de Campina Grande e faz piada com cloroquina e refrigerante
+ Paraibana espalha mensagens positivas em árvore durante pandemia
+ Recebeu auxílio de R$ 600 sem ter direito? Veja como devolver e evite problema
Siga o Instagram e Facebook do Portal T5 e fique bem informado!
Adicione o WhatsApp do Portal T5: (83) 9 9142-9330.