Partido dos Trabalhadores pede investigação sobre militante LGBT encontrado morto com sinais de tortura em JP
Gabriel Taciano foi encontrado morto nesse domingo (17), Dia Internacional de Combate a Homofobia.
O Partido dos Trabalhadores da Paraíba lamentou a morte de Gabriel Taciano, de 34 anos e pediu urgência nas investigações. Ele era homossexual e foi encontrado morto sem roupa e com sinais de tortura, nesse domingo (17), Dia Internacional de Combate a Homofobia, na praia de Jacarapé, em João Pessoa.
A morte de Gabriel segue sob investigação e ainda não há informações se o crime teria relação com homofobia. Por meio de nota, o PT pediu "punição urgente" aos culpados.
Confira a nota na íntegra:
Hoje, dia 17 de maio de 2020, Dia Internacional de Combate a Homofobia, foi encontrado o corpo do nosso companheiro filiado ao PT Gabriel Taciano.
O companheiro Gabriel estava desaparecido e foi encontrado morto, com requintes de crueldade na praia de Jacarapé na capital, em mais um crime extremamente hediondo e covarde contra um membro da comunidade LGBTQI+
Gabriel era militante do Partido dos Trabalhadores e das mais diversas lutas sociais e populares de nosso Estado. Era um grande guerreiro da causa LGBTQI+ e um incansável defensor dos direitos humanos.
O assassinato de Gabriel em uma data tão simbólica para a luta contra a homofobia não poderá ficar em vão e se tornar mais uma estatística de crimes cometidos contra a comunidade LGBTQI+.
Exigimos IMEDIATAMENTE que o governo do Estado através da Secretaria de Segurança Pública nomeie um delegado especial para investigar o caso, prendendo seus assassinos e que a justiça puna com rigor os criminosos.
Pedimos o envolvimento do Ministério Público, Assembleia Legislativa, Comissão de Direitos Humanos da OAB e todos os órgãos de direitos do cidadão que acompanhem as investigações para descobrir os motivos e os assassinos do nosso companheiro.
Segundo estudo realizado pelo Grupo Gay da Bahia, a Paraíba foi o 5º Estado em numero de assassinatos em 2019 de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros ou intersexuais, com 14 homicídios naquele ano.
O ASSASSINATO DE GABRIEL EM UM DIA TÃO SIMBÓLICO COMO O DE HOJE, NÃO PODERÁ SER APENAS MAIS UMA ESTATÍSTICA. CHEGA!
Queremos uma investigação séria e punição urgente aos culpados.
João Pessoa, 17 de Maio de 2020.
Dia Internacional da Luta contra a Homofobia
Jackson Macêdo
Presidente do PT PB
Giucelia Figueiredo
Presidenta do PT de João Pessoa
Leia também:
+ UPAs de João Pessoa irão funcionar com atendimentos exclusivos para casos da Covid-19
+ Testes rápidos em formato ‘drive thru’ para diagnóstico da Covid-19 é realizado em Bayeux
+ João Pessoa tem mais de 1.500 casos confirmados da Covid-19; veja lista de bairros