Ministério Público denuncia ex-governador Ricardo Coutinho por corrupção passiva
Ex-governador é acusado de se beneficiar de propina que foi entregue em caixa de vinho no Rio de Janeiro
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Portal T5 (@portalt5) em 3 de Fev, 2019 às 4:43 PST
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) ofereceu mais uma denúncia contra o ex governador Ricardo Coutinho. Dessa vez, o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (GAECO) acusa o ex-governador do estado de corrupção passiva.
+ Cidades do Litoral Sul da PB devem adotar providências para evitar colapso funerário
A denúncia foca no episódio em que o ex-assessor da Secretaria de Administração do Estado, Leandro Nunes, recebeu em uma caixa de vinho, em um hotel no Rio de Janeiro, no ano de 2018. Dentro da caixa havia quase R$ 900 mil e, segundo Leandro, o dinheiro seria de propina e repassado pela Cruz Vermelha, organização social que administrava o hospital de trauma da capital paraibana.
O dinheiro foi usado para pagar fornecedores de campanha. A afirmação foi feita por Leandro e pela secretária de administração, Livânia Farias. Foi Livânia que mandou o ex-assessor pegar o dinheiro no Rio de janeiro e fazer a distribuição dos pagamentos. Os dois admitiram os fatos em depoimentos feitos após acordo de colaboração premiada.
+ Com alerta de chuvas para as próximas horas, Defesa Civil monitora áreas de risco em JP
Ricardo Coutinho, de acordo com Ministério Público, foi beneficiado com a propina e mentor intelectual dos crimes. Ricardo já foi alvo de outras denúncias relacionadas à Operação Calvário. A pena para o crime de corrupção passiva vai de 2 a 12 anos de prisão. O MP também pede o pagamento de R$ 900 mil aos cofres públicos como forma de reparação de danos.
A defesa do ex-governador Ricardo Coutinho afirmou que ainda não tomou conhecimento da denúncia.
+ "Onde iremos parar", dispara governador da PB sobre saída de Ministro da Saúde
Leia também: Delegado pede no MP busca e apreensão de cachorros vítimas do "desafio da farinha"
Siga o Instagram e Facebook do Portal T5 e fique bem informado!
Adicione o WhatsApp do Portal T5: (83) 9 9142-9330.