Superintendente da Caixa tira principais dúvidas sobre auxílio emergencial; confira
Arnaldo Barcelos Neto tirou dúvidas de telespectadores do programa Tambaú da Gente, da TV Tambaú
Com as incertezas diante da pandemia do novo coronavírus, segunda parcela do auxílio emergencial e usuários que estão com o status em análise, muitas dúvidas surgem. Por conta disso, o superintendente regional da Caixa, Arnaldo Barcelos Neto, tirou dúvidas de telespectadores do programa Tambaú da Gente, da TV Tambaú.
+ Hulk Paraíba entra em acordo com ex-mulher e deve partilhar bens meio a meio, diz colunista
Com o objetivo de ajudar trabalhadores sem carteira assinada, desempregados e MEIs (microempreendedores individuais), o auxílio emergencial de R$ 600 está sendo pago aos beneficiários aprovados pelo governo federal.
O valor será pago pelo governo durante três meses. No entanto, a segunda parcela não teve calendário de pagamento divulgado ainda.
Quem pode receber?
- maiores de 18 anos
- trabalhadores informais de qualquer tipo, inclusive intermitentes inativos
- desempregados
- MEIs (microempreendedores individuais)
- contribuintes individuais da Previdência
A pessoa ainda deve estar dentro dos limites de renda estabelecidos:
- renda mensal familiar total de até três salários mínimos (R$ 3.135) ou com renda per capita (por membro da família) de até meio salário mínimo (R$ 522,50)
- rendimentos tributáveis de até R$ 28.559,70 em 2018 (conforme declaração do Imposto de Renda feita em 2019)
Quanto tempo fica em análise?
A promessa da Caixa Econômica era que os cadastros pelo aplicativo da Caixa ou site seriam respondidos em até 5 dias úteis. Mas muitas reclamações foram feitas e, com isso, a Caixa afirmou que o prazo era apenas uma estimativa, pois o banco depende da análise do cadastro.
De acordo com a Caixa, a avaliação é feita pela Dataprev, responsável por verificar se o trabalhador cumpre todas as exigências previstas na lei. "A liberação dos recursos será efetuada após o recebimento das informações, para os cidadãos que tiverem o direito ao benefício reconhecido", afirmou o banco.
Se o benefício ainda consta análise, é necessário aguardar até que saia o resultado.
Se a resposta for "dados inconclusivos", significa que algum dado foi preenchido errado ou não foi possível verificar se a pessoa tem direito. Nesse caso, é necessário realizar um novo pedido por meio do aplicativo ou site.
Se a resposta for "não aprovado", neste caso, o sistema indicou que a pessoa não tem direito ao benefício.
Além do site da Caixa, é possível acompanhar pelas páginas www.cidadania.gov.br/consultaauxilio ou consultaauxilio.dataprev.gov.br.
+ Ludmilla é internada com inflamação no rim e mãe dispara: "Infeção não está pequena"
Leia também: Namorada do filho 04 de Bolsonaro lamenta morte de avó por Covid-19: “Não é uma gripezinha”
Siga o Instagram e Facebook do Portal T5 e fique bem informado!
Adicione o WhatsApp do Portal T5: (83) 9 9142-9330.