Secretário alerta sobre penalidades a quem descumprir medidas de isolamento em João Pessoa
"Primeiro a gente tá fazendo esse trabalho de orientação, em uma segunda medida tá previsto multa e até detenção", disse Zennedy Bezerra
Começou a valer nesta segunda-feira (11) o novo decreto da prefeitura de João Pessoa divulgado no último sábado, que determinou o fechamento das feiras livres nas ruas e ao redor dos mercados. De acordo com a nova medida, também não pode ter circulação de pessoas nas praças da cidade e o uso de máscaras é obrigatório.
Desde ontem, equipes da prefeitura fazem o trabalho de orientação para que as medidas sejam cumpridas, tentando aumentar a taxa de isolamento social da capital, que é considerada baixa, mesmo como crescimento de casos aqui em João Pessoa e na região metropolitana.
+ Prefeitura de Patos anuncia medidas mais restritivas e não descarta 'lockdown'
O secretário de Desenvolvimento Urbano da capital, Zennedy Bezerra, afirmou que, após o período de orientação, quem descumprir a medida pode sofrer sanções.
"Desde ontem já começamos o trabalho de conscientização em relação a algumas feiras aqui em João Pessoa, Oitizeiro e a feira do Grotão respectivamente e foi muito positiva. Hoje já fazendo valer o decreto do Prefeito Luciano Cartaxo aqui na feirinha seguindo até o mercado de Mangabeira", relatou.
+ Procon flagra lojas de serviços não essenciais abertas e funcionando em Campina Grande
"Estamos fazendo a fiscalização e há uma receptividade muito boa. A gente entende exatamente que isso é a vacina, é o remédio da doença nesse momento, o isolamento social. A gente pede a contribuição das pessoas para que a gente não venha colapsar a rede pública de saúde, portanto fica em casa. Primeiro a gente tá fazendo esse trabalho de orientação e de convencimento, numa segunda medida tá previsto inclusive em relação ao código penal e isso pode haver multa e detenção de um mês até de um ano caso alguém não venha acatar a orientação", disse.
O endurecimento nas medidas de distanciamento isolamento social em João Pessoa é consequência do aumento de casos confirmados e mortes que estão sendo registradas. Só na capital paraibana são 1179 pessoas com a Covid-19. As autoridades já estão em alerta e temem uma possível sobrecarga no sistema de saúde para os próximos dias por causa da baixa taxa de distanciamento, que não passa de 50%. A meta é chegar pelo menos 70%.
Leia Mais: Secretário alerta sobre penalidades a quem descumprir medidas de isolamento em João Pessoa
Siga o Instagram e Facebook do Portal T5 e fique bem informado!
Adicione o WhatsApp do Portal T5: (83) 9 9142-9330.