TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Notícia boa!

Pesquisadores da UFPB pretendem desenvolver vacina contra o novo coronavírus

Para isso, serão usadas simulações por métodos computacionais avançados.

Por Redação T5 Publicado em
Equipe pesquisadores
Foto: Divulgação

Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)pretende desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus (Covid-19), a partir da identificação das sequências de proteínas virais que conseguem induzir uma resposta imunológica protetora.

Para isso, serão usadas simulações por métodos computacionais avançados. O estudo foi aprovado no âmbito do edital da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) e envolve oito pesquisadores e três estudantes, sendo um de pós-graduação e dois de graduação.

“Milhões já sentem como é viver na Venezuela”, diz Jair Bolsonaro ao criticar lockdown no Maranhão

Identificando quais são as sequências das proteínas virais que conseguem induzir uma resposta imunológica protetora, os pesquisadores desejam sintetizar uma vacina composta apenas por essas sequências.

“Além disso, essas sequências das proteínas virais que induzem a resposta imunológica (epítopos) poderão ser imobilizadas em plataformas de diagnóstico, favorecendo o desenvolvimento de kits para detecção de anticorpos em indivíduos infectados, como testes imunocromatográficos, imunoenzimáticos e biossensores”, acrescenta a professora Joelma Souza.

O projeto é coordenado pela professora Joelma Souza do Laboratório de Imunologia do Departamento de Fisiologia e Patologia, no Centro de Ciências da Saúde, no campus I, em João Pessoa.

Médicos alertam para risco de síndrome rara em crianças infectadas pela Covid-19

Entre os parceiros, estão Luiz Goulart, do Instituto de Genética e Bioquímica da Universidade Federal de Uberlândia, em Minas Gerais; Clarice Morais e a doutoranda Vanessa Dantas, do Laboratório de Virologia e Terapia Experimental do Instituto Aggeu Magalhães, em Pernambuco; e o especialista em Engenharia de Software e colaborador da UFPB, Hugo Dantas. Os estudantes de graduação em Biotecnologia da UFPB Andrei Mendes e Waldecir Júnior também cooperam para o estudo.

Leia também:

Ator faz live solidária neste domingo (10) para arrecadar alimentos e ajudar artistas paraibanos

Mangabeira volta a liderar número de casos da Covid-19 em João Pessoa; confira lista

Siga o Instagram Facebook do Portal T5 e fique bem informado! 

Adicione o WhatsApp do Portal T5: (83) 9 9142-9330.



Relacionadas