Mesmo com sintomas, usuários relatam dificuldades em realizar testes da Covid-19 na Grande JP
A situação é narrada por famílias da capital e de outras cidades da região metropolitana de João Pessoa
Em meio à pandemia do novo coronavírus alguns usuários dos Sistema Único de Saúde (SUS) da Grande João Pessoa relatam dificuldade em conseguir fazer o teste. A situação é narrada por famílias da capital e de outras cidades da região metropolitana.
Uma das pessoas, moradora da região metropolitana, narra que a mãe dele teve sintomas e acendeu o alerta na família. Eles procuraram fazer o teste na cidade e também na capital e não conseguiu.
+ Com site e aplicativo fora do ar, Energisa recomenda canal do WhatsApp
+ Bolsonaro manda jornalista 'calar a boca' e nega interferências na PF
"Tentei entrar em contato com as UPAs de Valentina, Bancários e também pelos números que foram fornecidos pela Secretaria de Saúde João Pessoa e todos esses números me informaram que teste o atendimento só estaria sendo feito para a população que já estivesse internada e em estado grave", relatou um usuário sintomático.
"Fomos até João Pessoa e como não obtivemos sucesso, voltei para a cidade de Santa Rita. A gente tentou atendimento na UPA e única coisa que fizeram foi colocar minha mãe na triagem. Verificaram a pressão e os batimentos cardíacos dela e mesmo também informando toda situação ela foi mandada para casa", relatou outro usuário.
+ Saiba como vai funcionar a distribuição de cestas básicas para alunos da rede pública na Paraíba*
+ Artistas de rua relatam dificuldades diante da pandemia do coronavírus em João Pessoa*
Em Cabedelo a situação não é diferente, o pai de Walter foi internado no dia 28 de Abril no Hospital Clementino Fraga com o novo coronavírus e mesmo uma semana após a confirmação da doença a família ainda não foi testada e pelo menos duas pessoas são do grupo de risco nossa família, conforme relatou o usuário.
Segundo o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, até a próxima semana deve chegar 80 mil novos testes de covid-19 na Paraíba. Isso é mais que o dobro do que foi disponibilizado até agora e vai aumentar o ritmo da testagem na população, principalmente nas cidades mais afetadas como João Pessoa, que é o epicentro da doença no Estado.
Já o secretário executivo, Daniel Beltrami, ressaltou que existem critérios para a realização de testes rápidos que foram determinados pelo próprio fabricante.
+ Prefeito paraibano culpa Bolsonaro por população não obedecer isolamento social
+ Em 8 dias, PB tem média de 4 mortes por dia e aumento de 115% em casos de Covid-19
"O critério não foi definido pela Secretaria de Estado da Saúde mas também pelo fabricante do teste. O teste rápido exige que a pessoa tenha pelo menos oito dias seguidos de sintomas gripal como tosse ou dor no corpo ou coriza ou febre e também deve ter tido febre pelo menos um dia dentro desses 8 dias seguidos. O fabricante diz para nós se isso não ocorrer a sensibilidade, a potência do teste para entregar o resultado fica muito reduzida. Então por isso que algumas pessoas, mesmo com sintomas leves, podem ser mandadas pra casa", afirmou.
Veja também:
+ Cantor paraibano é vítima de estelionatários no Whatsapp: "Muito triste"
+ Autora de fake news sobre caixões vazios pode pegar 9 anos de prisão, diz delegado
Leia também: Imprensa divulga íntegra do depoimento de Sérgio Moro à Polícia Federal; confira
Siga o Instagram e Facebook do Portal T5 e fique bem informado!
Adicione o WhatsApp do Portal T5: (83) 9 9142-9330.