Aulas on-line para estudantes da rede pública da Paraíba começam nesta segunda (27)
Uma plataforma foi elaborada após a suspensão das aulas presenciais em todo o estado
Estudantes da Rede Pública da Paraíba iniciam o período de atividades pedagógicas online a partir desta segunda-feira (27). A plataforma Paraíba Educa reúne recursos educacionais, documentos legais e pedagógicos norteadores, além de promover o contato direto entre estudantes, professores, gestores e a Secretaria de Estado de Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT).
A plataforma foi elaborada após a suspensão das aulas presenciais em todo o estado, após o Decreto Estadual nº 40.122, de 13 de março, que estabelece Situação de Emergência diante da pandemia de infecção pelo Coronavírus. As aulas presenciais foram suspensas até o dia 03 de maio. O Regime Especial vai vigorar por todo o período em que as aulas presenciais estejam suspensas.
A Secretaria aguarda diretrizes nacionais sobre o aproveitamento futuro das atividades como dias letivos.
O calendário do ano letivo será estabelecido com o retorno das aulas presenciais.
Além da plataforma Paraíba Educa, também serão utilizados os seguintes recursos:
Google Classroom: Trata-se de uma plataforma virtual para aulas online, que serão organizadas pelas próprias escolas. Esta ferramenta será incorporada pelas turmas devidamente matriculadas na Plataforma SABER da SEECT.
Aplicativo Paraíba Educa: Permitirá o acesso dos estudantes e professores ao Google Classroom e à Plataforma SABER. Este recurso estará disponível em breve.
Vídeo-aulas: A SEECT vai disponibilizar uma grade de programação para todas as etapas de ensino a ser exibida em canal aberto em diferentes regiões do estado. Este recurso estará disponível em breve.
Redes sociais: Serão ferramenta de interação entre equipes escolares, estudantes e famílias em grupos oficiais das turmas criados por cada escola. Também serão utilizadas para o envio de roteiros de atividades estruturadas para as famílias e estudantes.
Quais estratégias serão utilizadas para quem não tem acesso à internet?
O material será distribuído em formato impresso nos casos em que a gestão da escola constatar a impossibilidade do estudante acessar as plataformas ou redes sociais disponíveis. A logística da distribuição será definida por cada escola, de acordo com sua realidade, em diálogo com a Gerência Regional e a SEECT.
Acessibilidade
Para os estudantes com surdez, que fazem uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras), será disponibilizada a presença de um intérprete nas salas virtuais, este articulado pela equipe gestora da escola e respectiva Gerência Regional de Ensino, e material pedagógico acessível. Para os estudantes com Deficiência Visual, os materiais serão disponibilizados em modo textual e deverão estar em formato PDF, para que ele possa acessá-lo utilizando as tecnologias assistivas de leitura de tela.
O conteúdo sobre as atividades para cada nível de ensino está descrito na página do Governo da Paraíba na internet.