Detentos diagnosticados com Covid-19 são transferidos para JP
Casos foram confirmados no último sábado (25) na cidade de Patos, no Sertão do estado

ouça este conteúdo
|
readme
|

Dois detentos infectados pelo novo coronavírus no presídio Romero Nóbrega, no município de Patos, foram transferidos para a Penitenciária de Segurança Média Juiz Hitler Cantalice, em João Pessoa. Os casos foram confirmados no último sábado (25).
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), os detentos estão assintomáticos e foram testados após um policial penal, trabalhador da unidade e residente de Pernambuco, relatar sintomas de gripe comum e fazer o teste rápido disponível para profissionais da segurança pública, o agente também foi diagnosticado com a Covid-19.
De acordo com Gilberto Rio, diretor do presídio no Sertão, os apenados foram transferidos por uma recomendação que os casos suspeitos ou em investigação serão encaminhados para a penitenciária da capital paraibana. Segundo a assessoria da Secretaria da Administração Penitenciária (Seap), uma ala foi destinada para receber os detentos com a doença.
Um processo de desinfecção no ambiente de orgiem dos presos foi realizado e os demais apenados começaram a ser testados.
Patos tem 11 casos confirmados de Covid-19 e teve a primeira morte pela doença confirmada no estado, no dia 31 de março.
Em nota, a Secretaria da Administração Penitenciária informou que está realizando diariamente diversas ações preventivas nas 79 unidades prisionais – penitenciárias e cadeias públicas – como a higienização de ambientes, uso de equipamentos de proteção individual pelos policiais penais e equipes de Saúde do Sistema Penitenciário, além do cuidado permanente com a higiene das mãos. "Todo o efetivo da Seap segue rigoroso protocolo de prevenção contido no Plano de Contingência elaborado pela Secretaria, produzindo inclusive máscaras nas quatro unidades femininas localizadas em João Pessoa, Campina Grande, Patos e Cajazeiras", informou.
saiba mais