Diagnosticada com Covid-19 após teste rápido, paraibana lamenta descrença das pessoas na doença
A ação teve início neste domingo (26) e segue até o dia 30 de abril
Uma mulher de 33 anos residente do bairro Jardim Oceania, em João Pessoa, foi diagnosticada com covid-19 na tarde deste domingo (26). A confirmação veio através do teste rápido, que passou a ser aplicado em domicílio pelas equipes de saúde do estado e município.
+ Covid-19: Testes rápidos começam a ser feitos na PB
A ação é feita com pacientes com sintomas acima de sete dias e que foram notificados com Síndrome Gripal pela central de atendimento do município, entre os dias 17 de março e 17 de abril. É o caso da Júlia* (nome fictício), nossa entrevistada citada anteriormente.
"Eu comecei com a garganta, e depois parecia uma rinite. Eu estava voltando de Fortaleza, na época, no dia 12 de março, desci em Recife e fique lá até o dia 14 do mesmo mês", diz Julia, relatando os primeiros indícios da doença.
Ela ainda relembra que, logo em seguida, pediu para se afastar do trabalho, e passou por 4 dias intensos de febre acima dos 38º graus, além de dor no corpo e de cabeça. "Eu não apresentei nenhum sintoma de falta de ar muito grave", destaca.
Durante os dias de sintomas, Julia teve acompanhamento médico por telefone, ficou em isolamento social, e para amenizar o mal estar, bebia bastante água e tomava remédio para febre.
Relato da aplicação do teste rápido
A paciente informou que a Secretaria de Saúde do Município ficou a monitorando durante esse período e que ligaram na manhã deste domingo (26) perguntando da possibilidade de irem ao domicílio realizar o teste à tarde.
"No início eu fiquei com medo e receosa, mas o porteiro conferiu a identificação quando elas chegaram. Foi super rápido. Elas pegaram todos os meus dados, e é apenas uma furada no dedo, coloca no dedímetro e espera um pouco para ver se é reagente ou não", conta ela que deu positivo para covid-19.
Julia ainda diz achar benéfica a ação de testagem em domicílio, porque assim dá para ter uma ideia de quais bairros possuem mais casos, e o perfil dos infectados. "Agora me sinto aliviada, pois passei por isso sem nada grave! Mas ainda assustada porque vejo muitas pessoas do meu convívio sem ligar para a covid, achando que é mentira, que os casos não existem", lamenta.
Período da testagem a domicílio na capital
Em João Pessoa, os testes rápidos serão aplicados por 30 equipes, inicialmente até o dia 30 de abril.
*O nome da paciente diagnosticada com Covid-19 foi mudado para preservar sua identidade.
Leia mais: Homem é preso após furtar pneus de caminhão da empresa em que trabalhava, na PB
+ 78 cidades da Paraíba entram em alerta de perigo potencial acumulado de chuvas; diz Inmet