Paraíba pode receber pacientes com coronavírus de estados sem leitos disponíveis
O número de ocupação dos leitos na Paraíba é bem abaixo de alguns estados
A Paraíba pode receber pacientes de outros estados do Nordeste que não tenham mais capacidade de comportar as vítimas do novo coronavírus nos hospitais locais. De acordo com o secretário executivo deSaúde do Estado, Daniel Beltrami, a região está unida para se ajudar nesse momento.
“Se houver alguma situação de caos sanitário, incapacidade de oferta e proteção da vida das pessoas, não tenho dúvida nenhuma que o governador João Azevêdo e a Secretaria de Estado da Saúde prestarão apoio de imediato aos estados que requisitarem”, explicou, em entrevista à TV Cabo Branco.
De acordo com o secretário, os estados, integrantes do Consórcio Nordeste,um bloco composto por estados do Nordeste para realizar editais de compra de produtos e atuar de forma integrada no combate ao coronavírus e outras questões, vão se apoiar nesse momento.
Ceará e Pernambuco já registraram uma ocupação superior a 90% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que são destinados ao tratamento do coronavírus. Na Paraíba, o número de ocupação dos leitos é de 20%, o que garante ainda vagas para comportar as possíveis vítimas, já que ainda é previsto o aumento dos casos.
Leia mais:
+ Veja as regras de abertura dos shoppings para serviços essenciais em João Pessoa
+ Laboratório da UFPB inicia testagem da Covid-19 nesta quarta-feira (22)