Laboratório privados serão obrigados a informar resultados de exames do coronavírus ao Lacen-PB, diz decreto
A determinação foi publicada neste sábado (18)
Um decreto publicado neste sábado (18) e sancionado pelo Governador do Estado, João Azevêdo determina que todos os laboratórios que atuam na rede privada terão, obrigatoriamente, que fazer apresentação dos resultados de exames para o novo coronavírus.
+ Hospital Solidário pode atender pacientes com Covid-19 a partir desta segunda (20)
As empresas devem fazer um cadastro no Central de Saúde Pública do Estado da Paraíba (Lacen-PB), através do e-mail [email protected], e informar os responsáveis pela execução do exame, a unidade de execução, a metodologia aplicada, os insumos utilizados, além de outras informações que interessem o estado no contexto epidemiológico local e nacional.
Além do Lacen-PB, as informações também devem ser encaminhadas para o serviço de Vigilância Municipal. Também conforme o decreto, os laboratórios da rede privada ou terceirizados que realizam os exames devem informar o resultado das amostras testadas (tanto as detectáveis quanto não-detectáveis) por meio de uma planilha com o nome completo do paciente, a idade, data do início dos sintomas, data da coleta e município de residência, já que parte desses dados são divulgados pelo Boletim quem vem sendo divulgado diariamente pela Secretaria de Saúde do Estado.
Leia mais: João Pessoa terá mais 26 leitos de acolhimento à população de rua a partir deste sábado (18)
+ Praias do Litoral Sul, cartões postais da Paraíba, estão vazias