Hospital Solidário pode atender pacientes com Covid-19 a partir desta segunda (20)
A unidade começou a ser montada no dia 1º de abril e funcionará no estacionamento do Hospital Metropolitano, em Santa Rita
Nesta segunda-feira (20), depois de 20 dias após o início da montagem, o Hospital Solidário será entregue para atendimento de pessoas infectadas pela covid-19.
+ João Pessoa terá mais 26 leitos de acolhimento à população de rua a partir deste sábado (18)
Montado no estacionamento do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita, a unidade vem sendo preparada desde o dia 1º de abril e foi concluída nessa sexta-feira (17).
O Hospital deve oferecer 130 leitos de enfermaria, mas pode ser ampliado para 200, de acordo com a demanda. Treinamentos e simulações serão feitas com 780 funcionários. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a unidade é a primeira do Nordeste a ficar pronta, erguida do zero.
“No momento, não estamos precisando usar ainda, pois temos leitos suficientes em todos os centros de referências do estado, com 20% de ocupação de nossos 125 leitos de UTI e 317 leitos de enfermaria. Vamos ter muita tranquilidade para deixar as equipes confortáveis para serem treinadas e começarem a trabalhar no Solidário”, disse o secretário executivo de Gestão de Rede de Unidades de Saúde, Daniel Beltrammi.
A estrutura metálica abrange uma área de 2.490 m² e tem cobertura lonada. O hospital será dividido em dois eixos: vermelho e amarelo, que atenderão os pacientes de acordo com a gravidade dos sintomas que estão sentindo. “No vermelho, serão atendidos casos confirmados e mais graves e, no amarelo, pacientes ainda suspeitos e mais estáveis. Além disso, temos uma UTI com 53 leitos disponíveis, a uma distância de 50m e toda a estrutura do Centro de Imagens, do Hospital Metropolitano”, afirmou o secretário.
O novo hospital atenderá os casos diagnosticados para o coronavírus, moderados e graves, vindos de todos os 223 municípios paraibanos, por meio de regulação, ou seja, a comunicação entre hospitais para informar onde há leitos disponíveis, facilitando e agilizando o atendimento. Se o caso for grave ou moderado, fica no próprio Hospital Solidário. Se for gravíssimo, deverá ser encaminhado para as 53 UTI´s do Metropolitano.
Os 780 profissionais de saúde que trabalharão no Hospital Solidário serão os aprovados, recentemente, em processo seletivo, de forma emergencial, devido à pandemia.
Leia mais: Praias do Litoral Sul, cartões postais da Paraíba, estão vazias