Profissionais de saúde e de segurança fazem testes rápidos da Covid-19 na Paraíba
Os testes estão sendo realizados em 42 locais, distribuídos nos 12 municípios sede das Regionais de Saúde e em unidades da Rede Hospitalar do estado.
A aplicação dos testes rápidos para detectar Covid-19 em profissionais de saúde e de segurança foi iniciada nessa terça-feira (14), na Paraíba. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), são 8.700 testes rápidos que foram encaminhados pelo Ministério da Saúde para aplicar em profissionais que estejam com sintomas a partir do décimo dia, como orientado pela pasta do governo federal.
Os testes estão sendo realizados em 42 locais, distribuídos nos 12 municípios sede das Regionais de Saúde e em unidades da Rede Hospitalar do estado.
Os municípios sede para onde os testes foram distribuídos são: João Pessoa, Guarabira, Campina Grande, Cuité, Monteiro, Patos, Piancó, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Sousa, Princesa Isabel e Itabaiana.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, é necessário reforçar que o teste rápido é uma metodologia de triagem, não de diagnóstico. "Neste momento, serão testados apenas os profissionais que estão na linha de frente, uma vez que foram enviados pelo Ministério da Saúde para este fim”, explica.
O resultado dos testes rápidos é entregue entre 15 e 30 minutos, muito similar ao de Hepatite e Aids, no qual é preciso apenas uma pequena gota de sangue em uma fita reagente.
O profissional que apresentar laudo positivo precisará cumprir as medidas de isolamento, durante 14 dias e, caso já estejam em isolamento, deverá prosseguir até completar o ciclo recomendado pelas autoridades de saúde. Se o resultado for negativo, deve retornar, imediatamente, ao trabalho.
A Secretaria reforça aos municípios que realizem os testes e evitem aglomeração de pessoas.
Veja locais de realização do teste rápido aqui
saiba mais