Confira os horários e normas para reabertura do comércio em Campina Grande
Segundo a prefeitura, a retomada dos trabalhos acontecerá de forma gradual e experimental.
Em entrevista coletiva realizada no início da tarde desta terça-feira (14) o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB) anunciou a retomada, de forma gradual e experimental, do comércio na cidade. A ação acontece com o objetivo de retomar a economia do município em meio a pandemia do novo Coronavírus. A projeção para a reabertura do comércio é para o dia 20 de abril – e deve acontecer por etapas.
+ Atestado médico para auxílio-doença pode ser enviado ao INSS pela internet
Entre as condições para o funcionamento de estabelecimentos constam no conjunto de medidas: afastamento temporário do grupo de risco de cada empresa; uso de equipamentos de proteção individual, mediante a distribuição de máscaras nos setores comerciais, bem como a aplicação de normas de distanciamento definidas pelo Ministério da Saúde. As empresas também serão orientadas a evitar aglomerações.
As regras de funcionamento também incluem a limitação de entrada de pessoas; controle de acesso e marcação de lugares reservados para clientes, respeitando a distância mínima de 1,5 metro entre cada pessoa; priorização do afastamento sem prejuízo para pessoas do grupo de risco e maiores de sessenta anos; priorização do trabalho remoto para setores administrativos; utilização de veículos de fretamento para transporte dos trabalhadores e adoção de medidas internas para evitar a transmissão da Covid-19.
Romero Rodrigues também alertou que comerciantes e colaboradores deverão sempre estar todos equipados, sobretudo quanto ao uso de máscaras, pois, com isso, quem trabalha no comércio vai se proteger e proteger os consumidores.
Desta forma, a prefeitura sugeriu a tabela abaixo para a reabertura dos serviços:
Imagem: ReproduçãoAo mesmo tempo em que pediu o apoio do segmento empresarial, o prefeito alertou que o não cumprimento das regras e condições de funcionamento pode implicar na aplicação de penalidades administrativas. A fiscalização, para o cumprimento das medidas, será realizada por fiscais da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-CG), Gerência de Vigilância Sanitária (Gevisa) e Secretária de Saúde.
As atividades terão o acompanhamento de órgãos como Ministério Público e Ministério Público do Trabalho, Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.
Clique aqui e confira a planilha preparada pela Prefeitura para reabertura gradual e experimental das atividades comerciais em Campina Grande.
Leia também: Confira as datas de pagamento dos R$ 600 para os cadastrados no Bolsa Família
+ Mais de 34 milhões já solicitaram o auxílio emergencial
+ Quem faz cadastro no site ou aplicativo deve receber na quinta-feira (16), diz Caixa
+ Receita mostra como regularizar CPF pela internet; veja
Siga o Instagram e Facebook do Portal T5 e fique bem informado!
Adicione o WhatsApp do Portal T5: (83) 9 9142-9330.