Paraíba estuda fazer uso do plasma para tratamento do coronavírus
Até o momento, o estado utiliza a substância hidroxicloroquina para o tratamento dos pacientes
A transfusão de anticorpos produzidos por pacientes curados do coronavírus pode ser um método usado pela Secretaria de Saúde da Paraíba no tratamento da doença. De acordo com o secretário executivo da pasta, Daniel Beltrami, o estado analisa a possibilidade de fazer testes.
De acordo com Beltrami, o procedimento é avaliado pela Secretaria juntamente com a inteligência hematológica do estado para começar a ser usado, eventualmente, em alguns casos.
“Não é uma medida iniciada até o momento, porque nós estamos estudando todos os casos publicados para compreender os benefícios reais e não assumir o risco de causar dano para pacientes que já estão sofrendo com o coronavírus”, pontuou.
Ainda assim, o secretário enfatiza a necessidade de cautela para adotar os procedimentos. “Nós precisamos ser muito cautelosos, pois ao tentar fazer o bem, se não for prudente, posso causar mal", ressaltou.
Paraíba em alerta
Beltrami voltou a pedir para que a população se mantenha em casa e apontou dados que colocam o estado em situação de atenção. “A adesão da Paraíba {ao isolamento} está diminuindo muito, o mapa da Paraíba está em amarelo. Não podemos baixar a guarda”, pediu.
Leia mais:
+ Auxílio emergencial é pago nesta terça para nascidos em janeiro; veja novo calendário completo
+ Coronavírus pode viver no corpo de infectado por até 37 dias, diz estudo