Cerca de 225 mil paraibanos têm direito a tarifa social na conta de energia, mas não pedem o benefício
Em meio à crise causada pelo novo coronavírus, uma Medida Provisória determinou a isenção da cobrança do consumo de energia elétrica
Cerca de 225 mil clientes residenciais de baixa renda possuem o direito a Tarifa Social de Energia Elétrica na Paraíba, mas ainda não buscaram o benefício junto à Energisa. Em meio à crise causada pela pandemia do novo coronavírus, uma Medida Provisória publicada no Diário Oficial da União, determinou a isenção da cobrança do consumo mensal de energia elétrica inferior ou igual a 220 quilowatts-hora (kWh), dos consumidores de baixa renda inscritos no Programa Tarifa Social. A medida é válida até o dia 30 de junho deste ano.
A Energisa informou ao Portal T5 que que concorda com as medidas adotadas pelo governo, mas as faturas continuarão sendo emitidas podendo apresentar outras taxas e tributos, como a contribuição para iluminação pública e ICMS, que são de responsabilidades dos municípios e do estado.
Para quem deseja solicitar o benefício deve procurar os canais de atendimento da Energisa, como os números 0800 079 0196 ou Whatsapp 83 99135-5540.
O consumidor deve se inscrever no Cadastro Único do governo federal e apresentar os seguintes documentos.
Em João Pessoa, se o cidadão ainda não fez o cadastro que disponibiliza o número utilizado no pedido do benefício junto à Energisa, precisa realizar o pedido através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), que atualmente mantém o atendimento exclusivamente por telefone e em caráter de emergência por meio dos números 3214-1874 e 3214-3600.
No site da Energisa, uma página foi disponibilizada com informações e dúvidas frequentes sobre o benefício.
* Matéria atualizada para correção do número de cidadãos legíveis à tarifa social.