Consórcio Nordeste: "Flexibilizar isolamento causará tragédia sem precedentes no Brasil"
O Comitê Científico do Consórcio Nordeste reforça a necessidade de fortalecer neste momento o isolamento social
O Comitê Científico do Consórcio Nordeste para o COVID-19, integrado por representantes de todos Estados da região divulgou novas orientações, na quinta-feira (09) e ressaltou a importância de manter o isolamento social sem flexibilização para garantir a contenção dos casos de coronavírus no Brasil. De acordo com o comitê, reduzir o isolamento acarretará uma tragédia humana sem precedentes no país.
“O Comitê Científico do Consórcio do Nordeste ratifica nos mais fortes termos e sem hesitação que, baseados em todas evidências disponíveis no Brasil e em todo mundo, não há justificativa alguma para qualquer tipo de relaxamento no distanciamento social”, diz trecho do documento.
Ainda conforme o Consórcio, não há estudos que comprovem a eficiência da hidroxicloroquina no tratamento do Covid-19. O Comitê salienta os perigos de administrar o medicamento a pessoas com o vírus.
“Em meio a uma pandemia, não se justifica aumentar ainda mais o risco a que estão submetidos pacientes infectados, com a possibilidade de submetê-los a graves efeitos colaterais de uma droga que não foi devidamente testada neste tipo de infecção”, ressaltou.
Segundo o grupo, artigos indicam graves riscos, inclusive de morte súbita, por uso indiscriminado das substâncias.
Leia também:
+ Coronavírus: PB zera fila de testes e pacientes podem receber resultado de exames no mesmo dia
+ Paraíba confirma 13ª morte por Covid-19; são 101 casos no estado