De cavalo, enfermeira leva vacina para idosos em zona rural de município da PB
Com difícil acesso nessas áreas, a enfermeira usa o meio de transporte possível para levar imunização ao grupo de risco
Coordenadora de Imunização do município de Santana de Mangueira, Nathana Inácio é enfermeira e está na linha de frente ao combate ao coronavírus em sua cidade cuidando dos mais idosos. Ela vai de porta em porta vaciná-los contra a gripe e vez ou outra se depara com alguns obstáculos, como o que aconteceu nessa última semana: as chuvas na região dificultaram o acesso a algumas casas e a enfermeira precisou usar um cavalo como meio de transporte para chegar até elas.
Essa foi a primeira vez que Nathana passou por isso. Caso não atravessasse, três idosos não receberiam a imunização.
“Para não deixá -los sem vacinação, perguntei ao filho de um desses idosos qual seria a alternativa, para chegar até eles. Ele falou que se eu tivesse coragem, cederia um cavalo e me acompanharia até o domicílio dos idosos, eu aceitei prontamente”, relata a enfermeira.
O difícil acesso em zonas rurais é uma realidade de muitos municípios paraibanos. Em Santana de Mangueira, parte da população vive nessas áreas e a única forma de receber a vacina é através de uma visita. Desde 2018, a enfermeira prioriza levar a imunização a essa parcela da população.
“Nossa grande meta aqui é levar saúde para todos, não importando os obstáculos, nem a distância. Levo comigo a ideia de quem quer arruma um jeito, quem não quer, arruma uma desculpa”, avalia.
Veja também:
+ Inscrições de processo seletivo com 735 vagas em João Pessoa iniciam nesta quarta (8)
+ Assaltante com máscara cirúrgica invade farmácia e rouba álcool em gel na PB