Para secretário, dados oficiais do coronavírus estão muito abaixo da realidade na PB
Adalberto Fulgêncio alertou a população para seguir as medidas de prevenção
Com 35 casos confirmados de coronavírus, o número de casos da doença na Paraíba pode ser cerca de dez vezes maior, de acordo com o secretário municipal de Saúde de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio. Em entrevista ao programa ‘Tambaú da Gente’, nesta segunda-feira (06), Fulgêncio destacou a dificuldade para que dados oficiais reflitam a realidade.
“O vírus é muito assintomático. Ele infecta pessoas, que não sabem que estão infectadas e passam {o coronavírus} para outras pessoas. Têm também os casos que a doença aparece de forma leve e moderada, que não são captadas pelo serviço de saúde”, explicou.
Segundo o secretário, o fato dos sintomas serem muito semelhantes à gripe comum dificulta o mapeamento e identificação dos casos reais da Covid-19, que muitas vezes, chega a ser diagnosticada apenas no estágio mais agressivo, que pode levar a morte.
Sem ferramentas acessíveis para identificação de todos os casos suspeitos no estado, Fulgêncio alerta que população siga as instruções feitas pelas autoridades. “O que temos hoje é que tem que ficar em casa, tem que usar máscara”, ressaltou.
Veja também:
+ Fiocruz projeta crescimento de 328% em casos de covid-19 nos próximos 7 dias na Paraíba
+ "Há um processo de transmissão comunitária muito forte", alerta secretário de saúde de JP