Além das quatro mortes confirmadas, Paraíba investiga 13 óbitos por coronavírus
O resultado dos exames feitos deve sair essa semana
A Paraíba investiga 13 mortes por coronavírus. Os exames foram feitos no Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB) e os resultados devem ser divulgados ainda esta semana. Até o momento, o estado contabiliza quatro óbitos confirmados pela Covid-19.
De acordo com o secretário da Saúde, Geraldo Medeiros, mesmo sem a confirmação, todos os corpos foram enterrados com caixão lacrado, conforme prevê o protocolo para morte pelo vírus. Os sintomas das vítimas, conforme Medeiros, variam entre tosse, febre e insuficiência respiratória.
Ainda de acordo com o titular da pasta, há a expectativa que os testes deem negativo, já que os sinais apresentados também costumar aparecer em pessoas com outras doenças, como dengue e um quadro de gripe mais agravado. Ele ressaltou que mais de 500 casos foram descartados na Paraíba.
O secretário explicou ainda que, apesar de já haver a ‘transmissão comunitária’ no estado, a maior parte dos infectados foram para algum dos locais com maior número de casos registrados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Distrito Federal.
Com a realização de 40 exames por dia, a expectativa é que o Lacen dobre o número de testes feitos nas próximas semanas, já que a demanda tem aumentado.
Veja também:
+ Fiocruz projeta crescimento de 328% em casos de covid-19 nos próximos 7 dias na Paraíba
+ "Há um processo de transmissão comunitária muito forte", alerta secretário de saúde de JP