Prefeitura de CG garante que São João só ocorrerá com aprovação de autoridades da saúde
Em nota, a gestão respondeu o Ministério Público de Contas
A Prefeitura Municipal de Campina Grandegarante ter paralisado atos administrativos referentes à realização do São João do município e estar empenhando os recursos para o combate ao coronavírus. A nota divulgada pela gestão é uma resposta ao Ministério Público de Contas, que pediu uma medida cautelar para que os atos sejam cancelados.
De acordo com a Prefeitura, o prefeito do município, Romero Rodrigues, paralisou a programação de montagem estrutural e, em acordo com a titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, o empenho de R$2,8 milhões citado pelo MPC foi anulado.
Ainda conforme a nota, o São João ocorrerá em outubro caso haja parecer favorável das autoridades sanitárias.
“Com o adiamento do evento, o investimento da PMCG será feito posteriormente à crise da COVID-19. Atualmente, todos os esforços e recursos estão sendo direcionados para o sistema de Saúde do Município e o evento só será realizado, em outubro, caso e tão somente as autoridades sanitárias emitirem parecer favorável com base nas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS)”
Confira nota na íntegra:
A Prefeitura Municipal de Campina Grande, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, vem a público esclarecer que a medida cautelar de suspensão formulada pelo Ministério Público de Contas, notícia divulgada em vários veículos do Estado, refere-se à nota de empenho emitida em 12 de março de 2020. Nada mais natural. Nessa data, o processo da realização do São João de Campina Grande estava sendo desenvolvido normalmente e a montagem das estruturas no Parque do Povo precisava ser iniciada, conforme reza o contrato.
Com o anúncio do adiamento do evento, no dia 23 de março, o prefeito Romero Rodrigues paralisou a programação de montagem estrutural e, em acordo com a secretária Rosália Lucas, determinou a anulação do referido empenho, sem que houvesse por parte da PMCG nenhum pagamento de parcelas referente ao processo. Naquela ocasião o prefeito definiu, como foi amplamente divulgado, que o São João de Campina Grande será realizado entre os dias 9 de outubro e 8 de novembro de 2020.
O recurso do São João de Campina Grande é composto pela parceria entre o poder público e a iniciativa privada. Na atual conjuntura, a Prefeitura Municipal entra com 20% do valor do investimento, enquanto os outros 80% são formados por apoio privado e patrocínios. Antes de 2017, o desembolso dos cofres municipais era de quase 100%. O novo modelo é uma conquista histórica da atual gestão e se tornou um case nacional.
Com o adiamento do evento, o investimento da PMCG será feito posteriormente à crise da COVID-19. Atualmente, todos os esforços e recursos estão sendo direcionados para o sistema de Saúde do Município e o evento só será realizado, em outubro, caso e tão somente as autoridades sanitárias emitirem parecer favorável com base nas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O São João de Campina Grande, que honra a nossa cultura nordestina perante o mundo inteiro, assegura tributos para a cidade e também para o Estado. Em 2019, foram injetados praticamente R$ 300 milhões na economia local e gerou mais de 5 mil novos postos de trabalhos, diretos e indiretos no Município.
O Maior São João do Mundo é um patrimônio de Campina Grande, da Paraíba e do Brasil. É um tesouro cultural-turisrico-regional de valor inestimável. Maior que ele só a saúde e a vida das pessoas.
Veja também:
+ Cantor 'Paulynho Paixão' morre após sofrer dois acidentes no mesmo dia
+ Prazo para pagamento com desconto do ISS encerra nesta sexta (3) em João Pessoa