TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
pandemia coronavírus

Paraíba registra primeira morte por Covid-19, informa SES

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (SES), a vítima é um homem de 36 anos residente da cidade de Patos, no Sertão paraibano.

Por Redação T5 Publicado em
Whats App Image 2020 03 27 at 13 14 16 1

A Paraíba registrou o primeiro caso de morte por Covid-19 no estado, nesta terça-feira (31). A vítima é Danilo Andrade, 36 anos, residente do município de Patos. Ele era empresário na cidade sertaneja.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (SES), ele estava internado na UTI do Hospital Clementino Fraga e houve a confirmação laboratorial para COVID-19.

Outros casos investigados

Conforme o último boletim emitido pela SES, 14 mortes suspeitas por coronavírus estão sendo investigadas. Outros 13 outros óbitos que estavam sob análise foram descartados. O número de casos de contágio pela covid-19 continua sendo 17.

Entre os casos, estão os de duas idosas que morreram no Agreste do estado com suspeito da doença. 

Segundo o secretário adjunto de Saúde do Estado, Daniel Beltrami, a prioridade é concluir essas análises. O número de mortes investigadas chegou a 27, mas 13 foram descartadas e agora 14 passam por exames para o possível diagnóstico do vírus.

Veja ainda:

+ Infográfico: Veja a evolução dos casos de coronavírus na Paraíba

A maior parte dos casos registrados no estado são de homens e, conforme o secretário, a população entre 20 e 49 anos tem participação de 50% das ocorrências de coronavírus – faixa etária que não compõe o grupo de risco.

Os testes feitos na Paraíba com resultados inconclusivos ainda estão sendo encaminhados para Belém, no Pará, onde é realizada uma contraprova. O prazo para que a clínica paraense envie o resultado é de até 05 dias.

Enterros e velórios em João Pessoa 

Foram publicadas nesta terça-feira (31) medidas preventivas ao novo Coronavírus em enterros e velórios em João Pessoa. De acordo com o protocolo, os velórios de pessoas falecidas devido à Covid-19 ficam suspensos, uma vez que pode haver risco de transmissão para amigos e familiares, e o sepultamento deve ser imediato.

A ação foi anunciada pela prefeitura da cidade com base na experiência internacional e nas recomendações do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Nos cemitérios públicos municipais, os enterros devem ser realizados das 9h às 16h e não haverá mais velórios nestes locais. Nos casos sem evidência de morte em decorrência da Covid-19, só serão permitidos sepultamentos e velórios em espaços privados com até 10 pessoas, respeitando a distância mínima de, pelo menos, 2 metros.

O tempo máximo previsto de duração do velório será de 4h. “Em todo o mundo, estão sendo tomadas medidas nesse sentido, o que ajuda a reduzir os riscos de propagação do vírus. Estamos adequando o protocolo municipal ao que preconiza Ministério da Saúde e a Anvisa, reforçando ainda mais as ações preventivas na Capital”, explicou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Zennedy Bezerra.

De forma excepcional, recomenda-se que seja evitada a presença de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, além de gestantes, lactantes e pacientes com doenças crônicas ou respiratórias, nos velórios e enterros. O documento oficial também recomenda a higienização das mãos, ao entrar no cemitério, e pede que sejam evitados contatos físicos, como beijos, abraços ou apertos de mão. Caberá ao serviço funerário, seja público ou privado, ofertar água, sabão, papel toalha e álcool em gel a 70% para a devida higienização. A disponibilização de alimentos não será permitida. Limpeza

De acordo com o secretário Zennedy Bezerra, a Prefeitura de João Pessoa concluiu, no início desta semana, um cronograma de higienização nos cemitérios municipais. “O trabalho já foi realizado nos seis cemitérios municipais. Este será um serviço permanente, que traz mais segurança para profissionais e para quem precisar visitar esses espaços”, disse.

Leia também:

Filho de empresário da Paraíba morre com suspeita de Coronavírus

+ Polícia recupera fuzil furtado dentro de batalhão na Paraíba

+ Infográfico: Veja a evolução dos casos de coronavírus na Paraíba



Relacionadas