"Semana Santa" na Paraíba não terá procissões; veja outras mudanças
Mantendo as últimas recomendações publicadas no dia 19 de março, as missas continuam a acontecer sem a presença dos fiéis e momentos como procissões permanecem proibidos.
A Arquidiocese da Paraíba divulgou algumas medidas que serão adotadas durante a Semana Santa no estado. Ainda seguindo as orientações das autoridades sanitárias e de saúde, além de atender ao pedido do Papa Francisco, o Arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson, divulgou uma carta de orientações para as celebrações deste período.
Mantendo as últimas recomendações publicadas no dia 19 de março, as missas continuam a acontecer sem a presença dos fiéis e momentos como procissões permanecem proibidos.
Desta forma, a Semana Santa terá algumas particularidades:
- Não haverá, este ano, a procissão do Domingo de Ramos pelas ruas dos bairros;
- A Missa da Ceia do Senhor, que é celebrada na Quinta-Feira Santa, acontecerá sem o momento do Lava pés;
- A Missa dos Santos Óleos, que reúne todo o clero na catedral para renovação dos votos sacerdotais, será adiada para um tempo oportuno;
- Na Sexta-feira Santa não será realizada a Procissão do Senhor Morto e terá uma oração especial pelos doentes, pelos defuntos e por aqueles que sofreram alguma perda nesta pandemia.
- No Sábado de Aleluia não será permitida a Procissão da Luz após a bênção do fogo e não haverá a Liturgia Batismal (Batismo) nesta celebração.
“Entendo que vem sendo um grande sacrifício para todos, mas reforço aos meus queridos irmãos e irmãs: fiquem em casa! Este vem se apresentando como um grande gesto de amor à humanidade! Vamos refletir, de todo coração, as palavras do Papa Francisco na bênção Urbi et Orbi e vamos viver uma Semana Santa intensa, com muita fé, entendendo que esta será diferente na vivência, mas não na sua essência. Seguimos com muita confiança de que Deus nos ajudará a passar por este momento tão desafiador. Em breve estaremos juntos, nos abraçando, adorando ao Senhor e agradecendo a superação desta pandemia”, afirma Dom Manoel Delson.