Governo anuncia mais de 800 mil testes rápidos para coronavírus na Paraíba
O Estado também adquiriu 89 respiradores e EPI's
A Paraíba terá mais 89 respiradores, 812 mil testes rápidos e novos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). O anúncio foi feito, neste sábado (28), pelo governador do Estado, João Azevêdo. As aquisições fazem parte do plano estadual de enfrentamento do novo coronavírus, para dar suporte aos pacientes da Covid-19 que precisarão de atendimento médico, seja em leitos de enfermaria ou de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Ainda conforme a Secretaria de Estado de Saúde, a parceria do Ministério da Saúde com quatro indústrias nacionais irá permitir a produção de 700 respiradores por semana, que serão distribuídos aos Estados, incluindo a Paraíba que já fez o planejamento para oito ondas de atendimento hospitalar, que serão disparadas, paulatinamente, a partir da ocupação de 50% dos leitos em cada uma delas, cuja composição são de 30 leitos de enfermaria e 10 leitos de UTI.
O governador também anunciou para a próxima terça-feira (31) o resultado do chamamento público para a seleção de 2.450 profissionais de Saúde. Ao todo, são 346 vagas para médicos, 1.606 para profissionais da enfermagem, 336 para Fisioterapeutas, 10 vagas para o Lacen-PB, 100 vagas para técnico em vigilância em saúde, 50 para técnico em análises clínicas e 5 vagas para videofonista.
As vagas são para os municípios de Cajazeiras, Campina Grande, João Pessoa, Mamanguape, Patos e Pombal e a contratação ocorrerá de acordo com a demanda das unidades hospitalares.
Veja também:
+ Sobe para 14 o número de casos de coronavírus confirmados na Paraíba
+ Campanha de vacinação contra a gripe é retomada nesta segunda-feira (30) em João Pessoa