João Pessoa interrompe temporariamente campanha de vacinação contra gripe
O motivo é o fim do estoque com a grande demanda
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoainformou, nesta quarta-feira (25), que a vacinação contra influenza para idosos será temporariamente interrompida. O motivo é o estoque que chegou ao fim no terceiro dia de campanha. Segundo o setor de imunização, mais de 58 mil idosos e trabalhadores de saúde foram vacinados na capital.
+ Saiba como pedir prorrogação de dívidas nos bancos
+ Brasil tem 60 mortes pelo novo Coronavírus; número de infectados passam dos 2.500
A alta procura nos 68 pontos de vacinação em ginásios de escolas públicas, nos três núcleos de “drivre thru”, hospitais e na visita aos idosos acamados, fizeram com que as vacinas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde se esgotassem em um curto espaço de tempo.
A Secretaria informou que já solicitou formalmente a entrega de novas doses para que a campanha seja retomada o quanto antes. Outras cidades e capitais brasileiras também precisaram interromper a vacinação até que haja reposição.
+ Prefeitura no Litoral Sul da Paraíba suspende acesso às praias em prevenção ao Covid-19
+ Paraíba tem 31 pacientes internados com suspeita de Covid-19; número de casos descartados cresce
Segundo Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização de João Pessoa, a pandemia do novo Coronavírus fez aumentar a demanda da procura pela vacina contra a influenza. “Costumávamos imunizar entre 3 e 5 mil pessoas por dia. A procura pela vacina foi mais do que triplicada. É a maior estrutura de vacinação extracampo da história da cidade”, disse.
+ Em meio a pandemia, Bolsonaro inclui 'atividades religiosas' em lista de serviços essenciais
Como a campanha precisou ser antecipada em todo país, o Ministério da Saúde ainda não enviou a totalidade das doses necessárias para toda a primeira fase, que segue até o dia 15 de abril. Os repasses, que passam primeiro pelo Governo do Estado para então chegar aos municípios, costumam ser semanais.
+ Barragem estoura, atinge casas e destrói pontes no Sertão de Pernambuco
+ Pacientes confirmados com coronavírus na Paraíba estão curados, diz secretário
Os trabalhadores da área hospitalar, na linha de frente no combate ao novo Coronavírus, terão a imunização garantida de acordo com o agendamento pré-estabelecido. A previsão é de que mais de 104 mil pessoas do público-alvo, entre idosos e profissionais de saúde, sejam imunizadas ao longo de toda a campanha.