TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
AVANÇO

Paraíba ocupa 'Top 1' do Nordeste em inovação e é 7º lugar nacional

Projetos da Universidade Federal da Paraíba têm dado destaque ao estado

Por Redação T5 Publicado em
Campus da UFPB, em João Pessoa.
Campus da UFPB, em João Pessoa. (Foto: Divulgação)

A Paraíba hoje ocupa o top 1 no Nordeste em inovação, segundo o Ranking de Competitividade dos Estados em 2019. No país, a Paraíba subiu do 8º para o 7º lugar. Os números são reflexo daUniversidade Federal da Paraíba ser um dos maiores depositantes nacionais de patente de invenção com 94 pedidos, através do trabalho feito pela Agência de Inovação Tecnológica (Inova).

A iniciativa busca avaliar, diagnosticar e eleger prioridades na administração pública. No quesito “Inovação”, o ranking contempla quatro indicadores que refletem a relevância dos serviços e das universidades como promotores da temática.

Os critérios avaliados foram Pesquisa & Desenvolvimento – P&D (medido pelo investimento público em proporção ao Produto Interno Bruto – PIB), patentes (total de concessão em relação ao PIB), bolsas de mestrado e doutorado (quantidade de estudantes com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq) e empreendimentos inovadores (número de aceleradoras, incubadoras, parques tecnológicos e científicos).

Para o presidente da Inova UFPB, professor Petrônio Filgueiras, desde a sua criação em 2013, a agência atua para disseminar uma cultura de inovação tanto na universidade quanto fora dela. “Assumimos em 2018, conforme o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o topo do ranking de maiores depositantes nacionais de patentes com 94 pedidos. Ao realizarmos uma integração mais efetiva entre a UFPB e serviços locais, favorecemos um ambiente de inovação aberta para desenvolver ainda mais o seu entorno, o estado da Paraíba”, enfatiza.

Veja mais:

Contra o Coronavírus, alunos da UFPB produzem álcool em gel e glicerinado

Paraíba tem 114 casos suspeitos do novo Coronavírus sob investigação



Relacionadas