Paraíba ocupa 'Top 1' do Nordeste em inovação e é 7º lugar nacional
Projetos da Universidade Federal da Paraíba têm dado destaque ao estado
A Paraíba hoje ocupa o top 1 no Nordeste em inovação, segundo o Ranking de Competitividade dos Estados em 2019. No país, a Paraíba subiu do 8º para o 7º lugar. Os números são reflexo daUniversidade Federal da Paraíba ser um dos maiores depositantes nacionais de patente de invenção com 94 pedidos, através do trabalho feito pela Agência de Inovação Tecnológica (Inova).
A iniciativa busca avaliar, diagnosticar e eleger prioridades na administração pública. No quesito “Inovação”, o ranking contempla quatro indicadores que refletem a relevância dos serviços e das universidades como promotores da temática.
Os critérios avaliados foram Pesquisa & Desenvolvimento – P&D (medido pelo investimento público em proporção ao Produto Interno Bruto – PIB), patentes (total de concessão em relação ao PIB), bolsas de mestrado e doutorado (quantidade de estudantes com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq) e empreendimentos inovadores (número de aceleradoras, incubadoras, parques tecnológicos e científicos).
Para o presidente da Inova UFPB, professor Petrônio Filgueiras, desde a sua criação em 2013, a agência atua para disseminar uma cultura de inovação tanto na universidade quanto fora dela. “Assumimos em 2018, conforme o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o topo do ranking de maiores depositantes nacionais de patentes com 94 pedidos. Ao realizarmos uma integração mais efetiva entre a UFPB e serviços locais, favorecemos um ambiente de inovação aberta para desenvolver ainda mais o seu entorno, o estado da Paraíba”, enfatiza.
Veja mais:
+ Contra o Coronavírus, alunos da UFPB produzem álcool em gel e glicerinado
+ Paraíba tem 114 casos suspeitos do novo Coronavírus sob investigação