Mulher morre por suspeita de Coronavírus na Paraíba, diz SES
Informação foi confirmada após vários casos suspeitos serem registrados.
Uma mulher de 39 anos morreu na madrugada desta quarta-feira (18) com suspeita do novo coronavírus em João Pessoa. A informação foi confirmada ao Portal T5pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), que aguarda o resultado do exame sobre a possível contaminação.
De acordo com a SES, a paciente estava internada no Hospital Universitário Nova Esperança há 15 dias e não apresentava histórico de vínculo com a pandemia do coronavírus.
O material foi coletado para detectar se a causa da morte tem relação com o coronavírus. O prazo para que o resultado seja entregue é de 72 horas.
Ainda conforme a SES, a paciente é um dos 65 casos que estão sob investigação. Até o momento, 16 foram descartados. Ao todo, 81 testes foram realizados.
O que diz o Hospital
Por meio de nota, o Nova Esperança disse que a paciente estava internada há 13 dias para tratamento de dispneia, doença articular e complicações de uso crônico de corticoide. A unidade afirmou ainda que a mulher era portadora de doença reumatológica e provável doença pulmonar intersticial.
Ainda segundo a assessoria do hospital, o quadro foi reconhecido de forma precoce e prontamente foram adotadas medidas de suporte ventilatório invasivo em sistema fechado. A paciente foi internada de forma isolada em um andar específico.
Casos investigados
Em nota, a Secretaria de Saúde do estado disse que não há há casos confirmados. O órgão confirmou, contudo, a morte da mulher de 39 anos, em João Pessoa, na madrugada de quarta-feira (18).
"A paciente foi notificada como caso suspeito de COVID-19, o material para teste foi colhido e no momento, a SES aguarda o resultado dos exames. Ela apresentava comorbidades, ou seja, presença de mais de uma ou de várias doenças na mesma pessoa", diz o texto.
A assessoria da Secretaria revelou ainda que já foram realizados 81 exames, dos quais 16 foram descartados.
Quando procurar atendimento?
A recomendação da Secretaria de Saúde é que somente procurem atendimento quem apresentar febre e sintomas de gripe como tosse e dificuldade de respirar e que nos últimos 14 dias tenha histórico de viagem para área de transmissão local, ou que tenha tido contato próximo com caso suspeito ou confirmado do novo Coronavírus.
Exames
O material coletado é encaminhado para o Instituto Evandro Chagas, no Pará que faz a análise do material. Porém, o resultado não muda a conduta clínica para tratamento. Sendo importante manter o isolamento domiciliar mediante inicio de sintomas.
Leia mais:
+ Visitas a pontos turísticos em João Pessoa estão suspensas; veja a lista
+ Hospital Edson Ramalho suspende cirurgias eletivas, visitas e exames
+ Prefeitura registra boletim de ocorrência após WhatsApp falso atribuído a Luciano Cartaxo
+ Shoppings de JP reduzem horário de atendimento a partir desta quarta-feira