Escolas estaduais, municipais, privadas e faculdades suspendem aulas na Paraíba
A medida será adotada como forma de prevenção a pandemia do coronavírus.
Escolas da rede estadual, municipal, privada e faculdades na Paraíba optaram por suspender as aulas devido a pandemia do coronavírus. As instituições devem adotar a medida como forma de prevenção ao aglomerado de pessoas.
Universidades públicas e privadas
A suspensão das atividades foi anunciada para conter a transmissão do novo coronavírus, infecção considerada pandemia em todo o mundo.
Os anúncios, a maioria feitos entre a noite de segunda-feira (16) e manhã desta terça (17), ressaltam que a medida faz parte da orientação da Organização Mundial de Saúde entre as formas de evitar a disseminação do Covid-19.
Algumas faculdades, como a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), manterão as atividades online, evitando apenas as aglomerações das salas de aula e ambientes comuns das unidades de ensino.
A Universidade Federal de Campina Grande e o Instituto Federal da Paraíba também anunciaram a suspensão das atividades.
A decisão das instituições acontece após o Governo do Estado declarar situação de emergência na Paraíba. Também foram suspensas as aulas da rede pública estadual de educação e municipal de João Pessoa.
Rede Estadual
O governador do Estado, João Azevêdo (Cidadania), anunciou, nesta terça-feira (17) que as escolas da rede estadual de ensino vão ser paralisadas a partir desta quinta-feira (19) para evitar a transmissão do coronavírus.
A previsão para o retorno das aulas é somente em 19 de abril, totalizando um mês de recesso escolar. As redes de ensino privadas também devem adotar essa medida, segundo João. "É uma determinação", reforçou.
Rede Municipal
A Prefeitura de João Pessoa anunciou a suspensão das aulas das escolas municipais e das creches, como forma de precaução ao contágio pelo novo coronavírus. A medida vale entre os dias 18 de março a 18 de abril de 2020. Ao todo, 65 mil alunos ficarão sem aulas. “Vamos suspender o calendário escolar. Não estamos antecipando férias”, explicou o prefeito Luciano Cartaxo.
A PMJP ainda vai ofertar alimentação para cerca de 23 mil alunos de 32 escolas integrais e 85 creches. A distribuição será feita das 11h às 13h, nas creches e nas escolas, a partir das 13h.
Rede Privada
O Sindicato do Ensino Privado da Paraíba (Sinepe/PB), decidiu após reunião nesta terça-feira (17), suspender as aulas como forma de prevenção a pandemia do coronavírus.
De acordo com o presidente do Sinepe, Odésio Medeiros, as escolas privadas seguirão as orientações do governador João Azevêdo e vão antecipar as férias que aconteceriam em julho, a fim de evitar a aglomeração de alunos.
Com isso, as aulas estarão suspensas a partir da próxima quinta-feira (19) até o dia 18 de abril.
Leia também:
+ Universidades públicas e privadas da Paraíba suspendem atividades
+ Paraíba suspende aulas nas escolas da rede estadual
+ Na Paraíba, idosos devem receber atendimento domiciliar para vacinação anti-influenza
+ PB: Conselho de Educação Física publica orientações para academias
+ Servidores com mais de 60 anos devem fazer atividades home office