Unimed suspende cirurgias eletivas em João Pessoa
De acordo com o Gestor de Serviços Hospitalares, Norberto Nogueira, apenas os procedimentos inadiáveis serão realizados.
A Unimed João Pessoa suspendeu as cirurgias eletivas realizadas no hospital, conforme recomendação do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS). A informação foi divulgada pela unidade através de nota nesta sexta-feira (13).
De acordo com o Gestor de Serviços Hospitalares, Norberto Nogueira, apenas os procedimentos inadiáveis serão realizados. “Cirurgias eletivas para casos que possam esperar e que exijam um maior tempo de internação não serão feitas, conforme recomendam o Ministério da Saúde e a OMS. Tudo isso é para garantir a segurança”, afirmou.
A orientação é que casos de coronavírus sem gravidade sejam tratados em casa. Somente nas situações graves haverá internação em hospitais. Se a pessoa apresentar algum sintoma, mas não tiver estado em lugares ou com alguém com casos confirmados, a orientação é procurar o consultório médico. “No consultório, o atendimento será mais tranquilo do que na urgência de um hospital”, lembrou.
As unidades da Cooperativa - Hospital Moacir Dantas, Núcleo de Atenção à Saúde Sul (NAS-Sul), Viver Melhor, Viver Mais e Unidade Guarabira - possuem fluxo definido para atendimento de casos suspeitos. Essas providências seguem as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.
Conforme a unidade, uma comissão especial para o gerenciamento de casos de Covid 19 foi criada. Um telefone está disponibilizado para esclarecer dúvidas de pacientes. O número é 2106-0758, com atendimento até 20 horas.
Notícia Falsa
Norberto Nogueira alertou as pessoas para que fiquem atentas a notícias falsas. Esta semana, chegou a circular em grupos de WhatsApp que o Hospital Alberto Urquiza teria um caso confirmado e estaria “abafando”.
Ele disse que qualquer divulgação sobre casos do coronavírus na Paraíba será centralizada na Secretaria Estadual da Saúde. “Não acreditem nessas notícias, que contribuem apenas para disseminar pânico, citando inclusive que são informações divulgadas pela nossa equipe. Isso não procede. Aguardem os órgãos oficiais se pronunciarem”, afirmou.
Diante de notícias que circularam em grupos de aplicativo de mensagem de que haveria um caso do novo coronavírus (Covid 19) confirmado no Hospital Alberto Urquiza Wanderley, a Unimed esclareceu:
Ainda não existe caso de coronavírus confirmado no Hospital Alberto Urquiza Wanderley. Caso venha a ocorrer, essa informação será divulgada pela Secretaria Estadual da Saúde. Portanto, a orientação é evitar pânico e aguardar o pronunciamento do órgão oficial.
Leia também:
+ Ministério da Saúde lança 'figurinhas' sobre Coronavírus no whatsapp
+ Confira os principais eventos deste fim de semana em João Pessoa
+ Veículo capota após motorista idosa passar mal e bater em outro carro, na capital