Quatro casos suspeitos de coronavírus são investigados na Paraíba
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) foi notificada nesta terça-feira (02) e revelou, em nota, que trata-se de um homem de 31 anos, e uma mulher de 27 anos.
Mais dois casos suspeitos de coronavírus estão sendo investigados na Paraíba. Agora são quatro pacientes aguardando resultado dos exames para Covid-19. A Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB)foi notificada nesta terça-feira (02) e revelou, em nota, que trata-se de um homem de 31 anos, e uma mulher de 27 anos. Eles haviam feito viagem para Inglaterra e França e desembarcaram no Brasil no dia 1o.
Segundo a secretaria, ambos buscaram assistência médica, por conta própria, em um hospital privado no dia 2 de março, onde foram notificados pela Vigilância Municipal de João Pessoaque realizou coleta e monitora os casos durante isolamento domiciliar.
Ainda de acordo com a Secretaria, até o presente momento, a Paraíba segue com cinco pacientes suspeitos para Covid-19, sendo quatro em investigação e um descartado. No Brasil, não há evidências de circulação do vírus, sendo os dois casos confirmados em São Paulo todos importados.
Primeiro Caso
O primeiro caso suspeito de coronavírus foi notificado na Paraíba no dia 24 de fevereiro. O paciente tem 59 anos e viajou para o Norte da Itália entre 14 e 23 de fevereiro. Ele desembarcou no Brasil no dia 24 do mês passado em um voo internacional que chegou ao Recife-PE. Na capital paraibana, o homem apresentou sintomas semelhantes e foi interno no dia seguinte no Hospital Clementino Fraga. Após os exames, foi descartado o coronavírus e ele recebeu alta no domingo (1o ). Até que o resultado do exame fosse divulgado, a família dele esteve em quarentena.
Outros casos
Um homem e uma mulher, de 43 e 31 anos, respectivamente estão em isolamento domiciliar até que saiam os resultados dos exames. Eles fizeram uma viagem à França e seis dias depois de retornarem apresentaram sintomas parecidos com os do coronavírus. Eles também buscaram um hospital privado e, após isso, tiveram o material coletado pela Vigilância Municipal de João Pessoa para realização dos exames.
Assistência
A Paraíba possui um plano estadual para notificação e assistência para o novo Covid-19, elaborado desde o fim de Janeiro e divulgado entre profissionais de saúde da rede pública e privada de todo o estado. O Centro Operacional de Emergências em Saúde Pública (COE Estadual) realiza avaliação das ações executadas e desencadeia encaminhamentos para o fortalecimento da identificação dos casos, de acordo com definição.
Hospitais credenciados
As unidades de referência para atendimento de casos prováveis do Covid-19 são: o Hospital Clementino Fraga e Hospital Universitário Lauro Wanderley, sendo este último para pacientes da pediatria, em João Pessoa e o Hospital Pedro I, em Campina Grande. Essas unidades só devem receber os casos suspeitos, após regulação médica.