TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
em 2020

Secretaria de Saúde investiga 6 casos de meningite na PB

No ano anterior, o órgão recebeu a notificação de 127 casos no estado

Por Redação T5 Publicado em
Portal t5 noticia logotipo

Após a morte de uma criança de oito anos devido a uma meningite bacteriana nesta semana, outra paciente com a mesma idade foi diagnosticada com a doença na manhã desta sexta-feira (21), pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Os casos estão na mesma região, no Sertão paraibano.

Na quarta-feira (19), a morte da criança foi confirmada no Hospital Universitário em Cajazeiras. Nesta sexta, a paciente da cidade de São José de Piranhas foi diagnosticada com meningite pneumocócica e recebe tratamento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Infantil de Patos. O estado de saúde da paciente é considerado estável.

A meningite pneumocócica não oferece o risco de transmissão, segundo o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros.

De acordo com a secretaria, neste ano, seis casos foram notificados e estão em investigação, até o dia 8 de fevereiro, na Paraíba.

Em 2019, a SES recebeu a notificação de 127 casos no estado, com a confirmação de 38 diagnósticos. Onze pessoas morreram por causa da doença no período.

De acordo com o Ministério da Saúde, a meningite é uma síndrome que pode ser causada por diferentes agentes infecciosos. Para alguns destes, existem medidas de prevenção primária, tais como vacinas e quimioprofilaxia. As vacinas estão disponíveis para prevenção das principais causas de meningite bacteriana. As vacinas disponíveis no calendário de vacinação da criança do Programa Nacional de Imunização são:

  • Vacina meningocócica conjugada sorogrupo C: protege contra a Doença Meningocócica causada pelo sorogrupo C;
  • Vacina pneumocócica 10-valente (conjugada): protege contra as doenças invasivas causadas pelo Streptococcus pneumoniae, incluindo meningite.
  • Pentavalente: protege contra as doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae sorotipo b, como meningite, e também contra a difteria, tétano, coqueluche e hepatite B.
  • BCG: protege contra as formas graves da tuberculose.
saiba mais


Relacionadas