Prazo para fazer identidade estudantil acaba neste domingo (16)
Até o meio dia deste sábado (15), cerca de 320 mil ID estudantis já tinham sido emitidas
O prazo para fazer a identidade estudantil digital fornecida gratuitamente só estará aberto até o domingo (16), já que a medida provisória 895/2019, que foi editada pelo presidente Jair Bolsonaro, em setembro, perderá a validade na segunda-feira (17).
Até o meio dia deste sábado (15), cerca de 320 mil ID estudantis já tinham sido emitidas, cada uma custou R$ 0,15 para o governo. O documento fornece direito aos estudantes de pagarem meia-entrada em espetáculos artístico-culturais e esportivos.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a ID estudantil serve como alternativa à carteira que é emitida por entidades estudantis como a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e União Nacional dos Estudantes (UNE) e possuem um valor mais alto.
Como emitir o documento?
- Baixe o aplicativo “ID Estudantil” disponível, gratuitamente, no Google Play ou na Apple Store;
- Faça um cadastro pelo login do gov.br, usando o CPF e uma senha para acesso ao sistema do governo federal;
- Clique na opção para inserir uma nova ID Estudantil e aceite os termos e condições;
- Caso o estudante tenha CNH, será feito um cruzamento com a fotografia tirada no aplicativo com dados do Denatran para reconhecimento facial. Caso o estudante não tenha esse documento, serão solicitadas uma foto do rosto e uma do RG (frente e verso);
- Pronto. A ID Estudantil foi criada e ficará disponível no aplicativo.
Também é possível que o responsável emita o documento para menores de 18 anos. Neste caso, selecione a opção “ID Estudantil – dependente”