A cada hora, uma jovem entre 10 e 19 anos dá à luz na Paraíba
Em 2019, mais de 9 mil crianças e adolescentes tiveram filhos no estado
Índices sobre gravidez na adolescência mostram uma realidade preocupante para jovens mulheres na Paraíba. Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES) solicitados pelo Portal T5, a cada hora uma criança nasceu de mães com idade entre 10 e 19 anos, em 2019, na Paraíba.
O levantamento foi feito com base nos registros de nascidos vivos pela SES e mostram que no ano passado foram realizados 54.598 partos em todo estado. Meninas entre 10 e 14 anos ocuparam 446 leitos de maternidades, representando 4,6% do índice de mães jovens. No entanto, entre as gravidezes na adolescência, a maioria das mulheres (8.577 casos) tiveram filhos com idade entre 15 e 19 anos, cerca de 95% dos partos.
Comparados com dados de 2018, o número de mulheres jovens grávidas pouco diminuiu em relação ao ano posterior, quando foram anotados 1.180 casos a menos.
Nesta semana, o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) divulgou que, nos últimos três anos, o número de mães na faixa etária entre 12 e 20 anos foi de 17.604 na Maternidade Municipal Cândida Vargas, em João Pessoa.
Para inibir o crescimento das estatísticas, integrantes do Sistema de Garantias dos Direitos da Criança e do Adolescente se reuniram para traçar um plano anual de ação voltado à Campanha Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, que teve início na última segunda-feira (3). O encontro de trabalho aconteceu no Fórum da Infância e Juventude da Capital. Também participaram da reunião representantes da equipe Multidisciplinar da 1ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de João Pessoa, Defensoria Pública, Hospital Edson Ramalho, Espaço Novo Olhar, Fundação São Padre Pio e Grupo Focal de Proteção.
saiba mais