TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
manifestação

Estudantes protestam contra o aumento da passagem de ônibus em JP

Cidade foi a única entre capitais do Nordeste a realizar o aumento em 2020

Por Redação T5 Publicado em
Protesto estudantes lagoa pb 2020 foto divulgacao
Foto: Divulgação

Estudantes interditaram um dos trechos do Parque da Lagoa em protesto contra o aumento no valor das passagens de ônibus em João Pessoa, que foi reajustado desde o último domingo (26).

Os manifestantes pedem a redução imediata da tarifa de ônibus, transporte público de qualidade, e maior participação dos trabalhadores no Conselho Municipal de Mobilidade Urbana.

O reajuste foi aprovado no fim da tarde da última sexta-feira (24) pelos integrantes do conselho municipal e passou de R$ 3,95 para R$ 4,15. Segundo o levantamento feito pelo Portal T5, a cidade foi a única capital do Nordeste a realizar o aumento neste ano e passou a ter a passagem de ônibus mais cara entre as capitais da região.

Agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) informaram que o desvio na via é apenas para os ônibus e o trânsito está sendo desviado pela Rua Eurípedes Tavares.

POR QUE AUMENTOU?

O Sintur-JP justifica o aumento da tarifa com a cobrança do Imposto Sobre Serviço (ISS), pago ao município, e o ICMS sobre o óleo diesel. Além disso,  a queda de 32% no número de passageiros transportados no comparativo 2013 para 2019 é uma das razões apresentadas.

Segundo Nilton Pereira, professor do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), as pessoas estão buscando novas formas de deslocamento, seja pela crise econômica ou expansão do transporte alternativo. Com esse fenômeno, o número de passageiros diminui e a tarifa tende subir porque os custos do  transporte público são pagos integralmente pelos passageiros. "Algumas cidades estão criando um subsídio para o setor, para que ele não dependa exclusivamente da tarifa e o custos não fiquem apenas nas costas do usuário. É obrigação do poder público oferecer um serviço de boa qualidade que atraia as pessoas", disse ao Portal T5.

Preço novo, ônibus velho - Dados da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) comprovam que a idade média das frotas de ônibus do Brasil é de 5 anos e 10 meses. Os 560 veículos cadastrados em João Pessoa ultrapassam a média nacional e têm 6,52 anos.

saiba mais


Relacionadas