‘Dia D’ contra hanseníase identifica novos casos da doença em João Pessoa
Entre as 153 pessoas atendidas, dois casos de hanseníase foram diagnosticados
O Dia D de Luta Contra a Hanseníase aconteceu neste sábado (25), no Parque Solon de Lucena, em João Pessoa, e realizou avaliações de diagnóstico em hanseníase, testes rápidos de triagem para HIV, sífilis e hepatites virais, além da orientação à população sobre diagnóstico e tratamento da hanseníase.
Entre as 153 pessoas atendidas, dois casos de hanseníase foram diagnosticados durante as ações que aconteceram durante a manhã. Ainda foram realizados 516 testes de HIV, sífilis e hepatites, onde foram identificados 6 casos positivos de sífilis, um de Hepatite B e um de Hepatite C.
Todos os diagnosticados foram encaminhados para exames complementares início do tratamento no Complexo Clementino Fraga.
Nesta semana, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), assinou em conjunto com representantes do Ministério Público Federal e Estadual, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB) e Superintendência Estadual do Ministério da Saúde na Paraíba (Sems/PB) um termo técnico com medidas para intensificar a prevenção da hanseníase e da tuberculose.
saiba mais