Ibama identifica praia com fragmentos de óleo na Paraíba
As áreas foram vistoriadas entre os dias 08 a 15 de janeiro.
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) divulgou nesta semana a lista de localidades atingidas por óleo no litoral brasileiro. A praia de Tramataia, na cidade de Marcação, no Litoral Norte da Paraíba, foi o único município do estado identificado por conter vestígios esparsos da substância.
As áreas foram vistoriadas entre os dias 08 a 15 de janeiro. A área identificada na Paraíba tem até 10% de risco de contaminação, conforme o relatório.
Antes afetadas, as praias de Tambaba, Gramame, Tabatinga, do Amor e Jacumã, todas no município de Conde, não têm mais óleo no momento. Em João Pessoa, o fenômeno não foi mais observado nas praias de Tambaú e Cabo Branco. Como também em Cabedelo, Poço, Camboinha e Intermares também não tiveram traços do material identificados.
De acordo com o relatório, ao menos 130 municípios de todos os estados do Nordeste, além do Espírito Santo e do Rio de Janeiro foram atingidos por fragmentos ou manchas de óleo desde o fim de agosto. A primeira mancha oficialmente identificada foi encontrada na cidade do Conde, no Litoral Sul.
As localidades ainda com óleo são distribuídas da seguinte forma:
Paraíba (1)
Ceará (2)
Rio de Janeiro (2)
Piauí (8)
Rio Grande do Norte (9)
Pernambuco (15)
Maranhão (27)
Sergipe (43)
Espírito Santo (49)
Alagoas (62)
Bahia (215)
saiba mais