Após dois meses com estoque zerado, postos de saúde recebem vacina pentavalente na PB
A Paraíba recebeu a última remessa do Ministério da Saúde apenas em outubro do ano passado, de 14 mil doses.
Após mais de dois meses com estoque zerado, os postos de saúde dos municípios da Paraíba devem receber as doses da vacina pentavalente até esta quarta-feira (15). De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (SES), foram enviadas 19 mil doses pelo Ministério da Saúde.
Segundo a coordenadora de imunização do estado, Isiane Queiroga, a quantidade ideal para abastecer todo o grupo que necessita da vacina seria aproximadamente 90 mil doses, visto que a demanda está reprimida há cinco meses.
Conforme a SES, as 19 mil doses recebidas foram distribuídas para as gerências regionais de saúde de cada município, ou seja, cada unidade será a responsável por fazer a distribuição nos postos da cidade.
Ainda segundo a SES, o Ministério da Saúde não informou quando as vacinas serão enviadas novamente, e recomenda que as cidades adotem o esquema alternativo (ao invés da vacina pentavalente apenas, duas vacinas sejam fornecidas, hepatite B mais a DTP que é a Tríplice Bacteriana) a fim de evitar que o estoque fique desabastecido rapidamente.
A vacina pentavalente é de rotina para bebês e devem ser dadas aos 2,4 e 6 meses para proteger contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e uma bactéria responsável por infecções.
A Paraíba recebeu a última remessa do Ministério da Saúde apenas em outubro do ano passado, de 14 mil doses. A SES ressaltou que a compra da vacina é feita exclusivamente pelo órgão nacional.
+ Donos de 9 mil veículos na Paraíba podem pedir dinheiro do DPVAT de volta
+ Cagepa convoca audiência pública para discussão do reajuste de tarifas