TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
natureza

Poluição e mudanças climáticas mudam ritmo de floração dos ipês em João Pessoa

Só no Parque da Lagoa, em João Pessoa, a Semam tem cadastrados 150 ipês

Por Redação T5 Publicado em
IPES FLORESCENDO 12012020 NIARANJAN do O
Foto: Divulgação/Secom/PMJP

Anderson Fontes, engenheiro agrônomo da Divisão de Arborização e Reflorestamento da Semam, explicou que as mudanças climáticas estão influindo no ritmo de floração das árvores. “Os ipês geralmente florescem no período de setembro a dezembro, mas a poluição atmosférica e a interferência humana no meio ambiente estão provocando mudanças no ecossistema. Mas ainda assim a natureza se renova, proporcionando um espetáculo de rara beleza em toda a cidade, com a floração dos ipês”, afirmou.

Espécie – Os ipês são árvores nativas do Brasil com espécies que ocorrem nos biomas Mata Atlântica e também no Cerrado. Ipê é uma palavra de origem Tupi, que significa árvore cascuda. A espécie pode atingir até 30 metros de altura e a floração proporciona um espetáculo grandioso, tanto na copa, que contrasta com o verde das outras árvores, quanto no chão, com a formação dos tapetes de flores.

O plantio deve ser feito em quintais e calçadas com pelo menos dois metros de largura, de preferência sem concreto, para que não prejudique o colo da raiz e a mesma não levante. O ipê tem uma raiz principal pivotante e raízes secundárias. A floração dura, em média, 25 dias.

saiba mais


Relacionadas