Distribuição da vacina pentavalente deve ser regularizada ainda em janeiro, diz Ministério da Saúde
A falta de estoque preocupa pais e responsáveis por crianças.
A falta de doses da vacina pentavalente em postos de saúde por todo país segue preocupando muitos pais e responsáveis por crianças. A fórmula é indicada para imunização dos ‘pequenos’ a partir de dois meses de idade.
Doenças como difteria, tétano, coqueluche, hepatite B ou causadas por Haemophilus influenzae tipo b podem ser evitadas com a aplicação correta das doses. De acordo com o Ministério da Saúde, o processo de distribuição deve ser regularizado ainda este mês de janeiro. Segundo a instituição, foram distribuídas mais de 4,7 milhões de doses da vacina pentavalente aos estados de todo o país em 2019.
Para Paraíba, foram enviadas 88.112 doses no período. Entretanto, Uma nova remessa aguarda parecer da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) para posterior liberação da Anvisa. “Tão logo essas doses sejam liberadas para uso, serão distribuídas aos Estados. A previsão é iniciar o processo de regularização da distribuição ainda neste mês de janeiro”, diz um comunicado à imprensa.
Entenda
A remessa de vacina pentavalente, adquirida por intermédio da OPAS, foi reprovada em teste de qualidade feitos pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) e análise do Ministério da Saúde.
Por este motivo, as compras com o antigo fornecedor, a indiana Biologicals E. Limited, foram interrompidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que pré-qualifica os laboratórios. A pasta solicitou reposição do fornecimento à OPAS, pois ela não é fabricada no Brasil.
Foi feita nova aquisição de 8 milhões de doses e essas vacinas começaram a chegar de forma escalonada em agosto no Brasil. Quando os estoques forem normalizados, o Sistema Único de Saúde (SUS) fará busca ativa pelas crianças que completaram dois, quatro ou seis meses de idade, para vaciná-las.
Saiba também: Vídeo mostra momento em que homem levanta da cadeira de rodas e furta uísque
+ Banda paraibana sofre ameaças e críticas após lançamento de música contra Bolsonaro
+ Jornalista da Paraíba é contratado pela CNN Brasil
Siga nosso Instagram e Facebook e fique bem informado!
Adicione nosso WhatsApp: (83) 9 9142-9330.