Brasil Distrito Federal Mundo Esportes

Metrópoles

Entretenimento Celebridades Últimas notícias
TV Tambaú
Clube FM
26º
Domingo,
27 de Abril
Comunicado

Distribuição da vacina pentavalente deve ser regularizada ainda em janeiro, diz Ministério da Saúde

A falta de estoque preocupa pais e responsáveis por crianças.

Por Redação T5 Publicado em
VACINA ANVISA 23 12 2019
ouça este conteúdo
Vacina pentavalente Vacina pentavalente Imagem: Reprodução / Internet

A falta de doses da vacina pentavalente em postos de saúde por todo país segue preocupando muitos pais e responsáveis por crianças. A fórmula é indicada para imunização dos ‘pequenos’ a partir de dois meses de idade.

Doenças como difteria, tétano, coqueluche, hepatite B ou causadas por Haemophilus influenzae tipo b podem ser evitadas com a aplicação correta das doses. De acordo com o Ministério da Saúde, o processo de distribuição deve ser regularizado ainda este mês de janeiro. Segundo a instituição, foram distribuídas mais de 4,7 milhões de doses da vacina pentavalente aos estados de todo o país em 2019.

Para Paraíba, foram enviadas 88.112 doses no período. Entretanto, Uma nova remessa aguarda parecer da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) para posterior liberação da Anvisa. “Tão logo essas doses sejam liberadas para uso, serão distribuídas aos Estados. A previsão é iniciar o processo de regularização da distribuição ainda neste mês de janeiro”, diz um comunicado à imprensa.

 Entenda

A remessa de vacina pentavalente, adquirida por intermédio da OPAS, foi reprovada em teste de qualidade feitos pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) e análise do Ministério da Saúde.

Por este motivo, as compras com o antigo fornecedor, a indiana Biologicals E. Limited, foram interrompidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que pré-qualifica os laboratórios. A pasta solicitou reposição do fornecimento à OPAS, pois ela não é fabricada no Brasil.

Foi feita nova aquisição de 8 milhões de doses e essas vacinas começaram a chegar de forma escalonada em agosto no Brasil. Quando os estoques forem normalizados, o Sistema Único de Saúde (SUS) fará busca ativa pelas crianças que completaram dois, quatro ou seis meses de idade, para vaciná-las.

Saiba também: Vídeo mostra momento em que homem levanta da cadeira de rodas e furta uísque

Atriz que interpretou 'Jenifer' em clipe de Gabriel Diniz passa por cirurgia de emergência após acidente

+ Banda paraibana sofre ameaças e críticas após lançamento de música contra Bolsonaro

Jornalista da Paraíba é contratado pela CNN Brasil

Siga nosso Instagram Facebook e fique bem informado! 

Adicione nosso WhatsApp: (83) 9 9142-9330.



Relacionadas

noscript