Equipamentos quebrados deixam pacientes sem exames no Hospital de Trauma de João Pessoa
Problema acontece há cinco dias na unidade de saúde
Equipamentos quebrados têm dificultado o atendimento e a realização de exames no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, dois tomógrafos e um aparelho de ultrassonografia estão sem funcionar há cinco dias.
Os pacientes que precisam dos exames que eram feitos com esses aparelhos são encaminhados para o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita. Segundo o secretário Geraldo Medeiros, a empresa responsável pela manutenção dos equipamentos já foi efetivada e ainda nesta semana haverá definição.
Geraldo Medeiros ainda afirmou que, em média, 20 exames eram realizados por dia com os tomógrafos na unidade de saúde e os exames de ultrassonografia estão sendo feitos com um aparelho de reserva. O secretário garantiu que as cirurgias estão sendo realizadas normalmente.
Atualmente, o hospital é administrado pela Secretaria de Estado da Saúde, após o fim do contrato com a Organização Social , Instituto Acqua, que gerenciava a unidade hospitalar. Em dezembro de 2019, o governador João Azevêdo (sem partido) determinou o fim dos contratos com todas as Organizações Sociais em hospitais da Paraíba. A deliberação foi um efeito das investigações da Operação Calvário, que apuram o desvio de verbas públicas na área da saúde.
saiba mais