"Não tem sentido fugir", diz Ricardo Coutinho sobre a Operação Calvário
Ex-governador avaliou a preventiva como arbitrária.
Em depoimento realizado por meio de uma transmissão ao vivo pelas redes sociais na noite deste domingo (22), o ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), investigado na Operação Calvário, se defendeu das acusações realizadas pelo Ministério Público que culminaram em sua prisão – de forma preventiva - na última sexta-feira (28).
Na declaração, Coutinho destacou a defesa pela legalidade das ações no período em que comandou o governo estadual. Segundo o ex-governador, o pedido de prisão desrespeita preceitos éticos e jurídicos acontecendo de “forma arbitrária”.
Segundo ele, a prisão é "arbitrária", pois, "não é possível que prisão preventiva se torne um método de interrogatório. Você prende pra perguntar. Por que não me chamaram antes? Eu teria dado as respostas", acrescentou.
Ontem (sábado, 21), Ricardo foi liberado da Penitenciária de Segurança Média Juiz Hitler Cantalice, localizada no bairro de Mangabeira, na Zona Sul de João Pessoa. A liberdade deve-se a um pedido de habeas corpus, apresentado pela defesa. O documento foi deferido pelo ministro Napoleão Nunes Maia Filho, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
No tocante a rendimentos, o ex-governador disse que tudo que recebe é 'lícito'. “Meu governo foi o mais vigiado da história da Paraíba”, e, em função disso não há a necessidade condutas que desabonassem a postura 'transparente'.
O ex-político encerrou a live afirmando: “as pessoas sabem o que ocorreu dentro da Paraíba, particularmente com a vida da nossa população. Sabe o que o governo que tive a responsabilidade de governar”, pontuou.
“O dinheiro do povo da Paraíba nunca rendeu tanta como nos últimos anos. O que existia antes? Como é que este governo que consegue operar uma espécie de milagres como corrupto”.
“Hoje, principalmente na internet, é muito fácil todo mundo condenar. Todo mundo é um juíz, mas, é preciso ter muito cuidado com isso. Quem me conhece sabe que eu sou uma pessoa correta, correta”, completou.
Confira
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Portal T5 (@portalt5) em 22 de Dez, 2019 às 7:14 PST
Leia mais sobre a Operação Calvário: Veja como as investigações chegaram a Ricardo Coutinho entre as fases da Operação Calvário
+ Ricardo Coutinho recebe voz de prisão ao desembarcar em aeroporto de Natal
+ Após prisão do pai, filho de Ricardo Coutinho vai à sede da Polícia Federal deixar pertences
+ Empresário preso na 'Operação Calvário' é pai da atriz global Mayana Neiva
+ Prisões de Coriolano Coutinho e Gilberto Caneiro são mantidas por ministra do STJ